Quais são os sintomas de gravidez de gêmeos?

Quais são os sintomas de gravidez de gêmeos?

Se você está passando pelo período gestacional, é possível que algumas perguntas sondem a sua cabeça e, uma delas, é como saber se você está grávida de gêmeos. Esse é um questionamento bastante comum, mas a resposta é um tanto fácil de se descobrir. No post de hoje, você irá aprender quais são os sintomas de gravidez de gêmeos.

Mulher de aliança grávida com um sapatinho de bebê na barriga
Acha que existe a possibilidade de você estar grávida de gêmeos? Sabia que esse tipo de gestação apresenta sintomas específicos? É isso que você irá descobrir no post de hoje!
(Imagem: Andre Furtado via Pexels)

Caso você tenha chances de ter uma gestação gemelar, uma coisa fundamental é saber quais são os sintomas de gravidez de gêmeos. Afinal, o que muita mulher não sabe é os sintomas podem ser diferentes. E saber disso é uma das formas de descobrir se você carrega dois bebês no ventre!

Como saber se estou grávida de gêmeos?

Há alguns fatores e observações iniciais que podem fazer referência a uma gravidez múltipla, como alguns sintomas de gravidez. No entanto, ainda que seja possível notar algumas diferenças singulares da gemelaridade, existem algumas outras formas um pouco mais seguras de se descobrir isso, que são os procedimentos médicos.

O ultrassom, por exemplo, é uma das técnicas onde se torna mais confiável e fazer descobrir se você está grávida de gêmeos. Porém, uma informação que muitas mulheres não sabem é que, quanto maior o número de bebês formados no útero, menos preciso é o teste.

Mulher grávida fazendo o teste de gravidez de gêmeos
Apesar da ansiedade que muitas mulheres sentem para realizar o ultrassom e descobrir se estão grávidas de gêmeos, a realidade é que, quanto maior o número de bebês no útero, mais impreciso o teste pode ser.
(Imagem: MART PRODUCTION via Pexels)

Fora isso, há períodos gestacionais que se torna mais fácil descobrir se a mulher está grávida de gêmeos, que é entre a sétima e nona semana, através da ultrassonografia. O teste Beta HCG já é bastante usado para descobrir a gravide, mas quando o teste apresenta níveis muito alto, pode ser um sinal de que você está grávida de gêmeos.

Mas fora todas essas tecnicidades, saiba que existe alguns sintomas de gravidez que a grande parte das mulheres sentem. E ficar atento a eles, para saber se você está apresentando esse sintoma, é uma das maneiras de descobrir uma possível gestação gemelar. E é sobre isso que você irá conferir nos próximos tópicos.

Quais são os sintomas de gravidez de gêmeos?

Todo mundo sabe que todas as mulheres apresentam os sinais de gravidez normal. Porém, quando se está gestando duas crianças no ventre, tende-se a apresentar alguns sinais bem específicos, o que indica uma possível gravidez múltipla. Quer saber quais são esses sintomas? É só conferir abaixo.

Enjoo matinal intensificado

Toda mulher grávida naturalmente já tende a ficar enjoada mais facilmente. Porém, se você notar que os enjoos estão extremos, isso pode indicar que você está grávida de gêmeos. Afinal, como você carrega dois bebês, é normal que esse sintoma “comum”, seja duplicado também.

A gestação é um período que meche bastante com a questão hormonal da mulher. Ademais, alguns estudos apontam que a gravidez de gêmeos é um fator de risco para a forma mais grave do enjoo; a hiperemese gravídica.

Aos que não sabem, essa é uma condição médica de quando a mulher sente enjoos matinais muito mais intensificados, e as mulheres grávidas de gêmeos tem mais tendência a desenvolver. Sendo assim, é interessante ficar atento nesse sintoma.

Níveis de HCG

O exame farmacêutico para descobrir se você está grávida, tem como princípio quantificar a quantidade de HCG que o corpo produz. E esse hormônio é produzido com mais intensidade quando a mulher está grávida. Portanto, se a mulher tem níveis mais elevados do que o normal, o teste tende a dar positivo.

Até aí isso pode não ser novidade para você. Porém, caso você possua dois bebês, é comum que o seu corpo produza duas vezes mais o hormônio HCG. Sendo assim, um dos sintomas de gravidez é exatamente os níveis de HCG que você produz. Em alguns estudos, apontou que gestações gemelares produzem mais desse hormônio e por períodos mais longos.

Mulher segurando um teste de gravidez
O teste de gravidez de farmácia tende a conferir o nível de HCG da mulher e, quando os níveis são elevados, tende a dar positivo. Porém, se você tem níveis muito mais elevados do que o comum, pode ser um dos sinais de que você está grávida de gêmeos.
(Imagem: RODNAE Productions via Pexels)

Obviamente você não pode levar isso como regra, pois a produção desse hormônio varia de mulher para mulher. Portanto, esse não é nenhum dado definitivo para classificar com 100% de exatidão uma gestação gemelar, mas é um dos indícios.

Intolerância alimentícia

Devido aos grandes picos hormonais enfrentados durante o período gestacional, a mulher que está grávida de gêmeos tende a ter uma intolerância alimentar maior do que o comum. É até engraçado dizer, mas geralmente mulheres grávidas de gêmeos tendem a ter os sintomas duplicados, e esse é um dos pontos que você tem que se atentar.

É comum que a mulher grávida se sinta enjoada. Também é normal que, durante o período gestacional, haja uma certa intolerância para alguns alimentos. No entanto, a partir do momento que você nota que esses sintomas são muito exagerados, isso pode indicar outra coisa.

Algumas evidências mostram que as mudanças na percepção do paladar durante a gravidez estão ligadas com a repulsa. Ademais, algumas teorias ainda dizem que essas aversões são uma espécie “proteção” para o bebê em desenvolvimento. Mas, de qualquer forma, durante esse tempo, é bom ficar longe de determinados alimentos.

Cansaço extremo

Novamente, é normal de qualquer mulher grávida apresentar cansaço. Porém, quando você se sente extremamente cansada, isso pode ser um indicativo de que você está grávida de gêmeos. E isso, apesar de parecer óbvio, afinal você está carregando dois bebês, tem uma explicação mais consistente.

Quando o ventre carrega dois bebês, naturalmente existe uma maior produção de progesterona para apoiar a gestação dos múltiplos. E isso, por si, já faz com que a mulher se sinta cansada com mais facilidade, mas não é apenas essa questão que deve ser salientada.

Mulher grávida na cama lendo um livro
Se mulheres que estão grávidas de um só já sentem cansaço, imagina aquelas que carregam dois bebês no ventre? Portanto, se você está sentindo uma fadiga maior do que o normal, pode ser porque você estpa grávida de gêmeos.
(Imagem: Josh Willink via Pexels)

Durante o período de gravidez de gêmeos, a mulher também passa a ter uma taxa metabólica basal muito mais alta, ou seja, a taxa de energia usada pelo corpo. Por lógica, se você carrega mais de um bebê, a tendência é de que você use mais energia e, como consequência, resulta em maior fadiga.

É mais comum sentir o cansaço em demasia durante o primeiro trimestre de gravidez, pois é nesse período que se está desenvolvendo os sistemas corporais fundamentais do bebê. E, como você está fazendo isso para dois bebês, durante esse período é normal sentir maior cansaço.

Sensibilidade mamária

Esse é um dos efeitos mais comuns que as mulheres grávidas de gêmeos sentem! E é bom destacar que é um dos primeiros sintomas que o corpo dá, já que ele está se preparando para poder amamentar dois bebês.

A explicação, novamente, está nos níveis hormonais. Como a carga hormonal durante o período gestacional gemelar é maior, todos os sintomas tendem a ser duplicados. É normal a mulher sentir dores nos seios, já que ele está sendo preparado para amamentar. E, quando as dores são mais acentuadas, sinal de que pode ser uma gravidez múltipla.

Maiores idas ao banheiro

Como os níveis do hormônio HCG é maior na gravidez de gêmeos, e necessidade de usar o banheiro para esvaziar a bexiga também é mais acentuado. Para poder lidar com esses sintomas, recomenda-se beber líquidos no início do dia e parar de 1 a 2 horas antes.

Fora esse cuidado, tente não fazer uso de bebidas diuréticas, como chá, água com gás e café. Prefira fazer uso da água de coco, caldo ou água filtrada comum. A cada vez que for usar o banheiro, a fim de esvaziar completamente a bexiga, incline-se para frente.

Maior frequência cardíaca

Por estar carregando dois bebês no seu ventre, é completamente normal que a sua frequência cardíaca seja maior. Porém, mulheres que estão grávidas de gêmeos tendem a ter uma frequência cardíaca elevada mesmo quando em repouso.

Mulher usando relógio que mede frequência cardíaca
Se você acha que pode estar grávida de gêmeos, uma boa dica é você medir a sua frequência cardíaca quando está em repouso. Se ultrapassar o normal, esse pode ser um sinal de que você está grávida de dois!
(Imagem: Artem Podrez via Pexels)

Como a taxa metabólica basal aumenta durante esse período, e esforço que você tem que fazer é maior, ainda que você esteja em repouso, a sua taxa cardíaca tende a ser elevada. Sendo assim, esse pode ser um dos sintomas de gravidez de gêmeos que você pode se atentar.

Uma pessoa tem uma frequência cardíaca em repouso de 70 batimentos por minuto. Durante a gravidez, sobe para 80 a 100. E, no caso da gestação gemelar, pode ser ainda maior! Sendo assim, ainda que são seja possível impedir o seu coração de bater, procure diminuir qualquer possibilidade de estresse.

Barriga maior que o normal

Esse é um assunto um pouco complicado de falar, afinal, depende muito de mulher para mulher. É comum enxergar mulheres grávidas de um só que possuem um barrigão, mas a verdade é que, quando se carrega dois bebês, a barriga tende a ser maior.

Se levando em consideração a sua idade gestacional, você está com uma barriga muito grande, pode ser um dos indícios de que você está grávida de gêmoes. Portanto, fique atenta a esse sintoma!
(Imagem: lucas mendes via Pexels)

Mas, nesse quesito, é bom você perceber se a sua barriga está maior do que o normal para a sua idade gestacional. Portanto, se você está com barriga de uma mulher grávida de 4 meses, mas você tem apenas dois, pode ser um sinal de que você está grávida de gêmeos.

Quando se há certeza da gravidez gemelar?

Ainda que você esteja tendo todos os sintomas que falamos acima, você só poderá obter certeza quando realizar o exame indicado para essa finalidade; o ultrassom. Porém, não é logo no primeiro exame que você irá descobrir.

Apenas após a sexta semana de gravidez é que poderá ser contatado. Diversos estudos apontam que as ultrassonografias transvaginais anteriores a seis semanas não são tão confiáveis para a coleta de dois sacos gestacionais.

Everton

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos