Como usar saia midi? Confira esse guia e se inspire nos looks!

Como usar saia midi? Confira esse guia e se inspire nos looks!

Muitas pessoas afirmam que a calça jeans é uma peça chave no nosso guarda-roupa. E, apesar de realmente ser uma roupa bastante versátil, há mulheres que não largam mão da saia midi, uma vez que ela também exibe extrema versatilidade e elegância. Nesse artigo, iremos lhe dar um guia completo de como fazer composições com essa peça. Gostou do assunto? Então basta continuar nesse post!

Mulher usando saia midi quadriculada
A saia midi é uma peça chave, visto que ela é extremamente versátil. E, nesse artigo, te daremos algumas dicas de como usar essa saia maravilhosa!
(Imagem: Godisable Jacob via Pexels)

Já ouviu muitas mulheres falando sobre a saia midi, mas você tem dificuldade na hora de compor algum look que lhe agrade? Ainda que essa peça seja bastante versátil, ela pode ter algumas “pegadinhas”. E esse é o principal motivo pelo qual algumas mulheres têm dificuldade em usar essa roupa.

Mas se você quer dar um basta nessa situação, e aprender de uma vez por todas como usar saia midi, basta continuar nesse artigo que iremos lhe dar o guia completo. Temos certeza de que, ao final desse artigo, você já conseguirá compor alguns looks do qual se sentirá maravilhosa e linda. Quer apostar? Então continue no artigo!

O que é esse tipo de saia?

Antes de tudo, você tem que saber o que é saia midi e como saber diferenciar esse tipo de roupa de outras demais peças. Afinal, algumas mulheres acham que estão usando um determinado tipo de roupa, quando na realidade estão tentando com uma outra completamente diferente.

E, dessa maneira, ainda que aplique as dicas corretamente, mas com a peça errada, de nada irá valer a pena. Resumidamente falando, a saia midi é aquela peça de roupa cujo comprimento vai até um pouco mais abaixo do joelho. Mas, além desse conceito, você tem que saber alguns outros pontos sobre esse assunto.

O termo “saia midi” se refere exclusivamente ao comprimento da peça, mas não ao seu formato ou estilo. É bom destacarmos isso porque há várias saias que possuem outra nomenclatura, mas que se encaixam como sendo uma saia midi, justamente por conta do seu comprimento.

Então, antes de continuarmos, tenha em mente que uma saia godê, por exemplo, pode sim ser uma saia midi, desde que o seu comprimento seja um pouco abaixo dos joelhos. E, sabendo disso, torna-se mais fácil de compreender como montar um look com cada tipo de saia.

Quais são os tipos de saia e como usá-las?

Como falamos, há mais de um estilo de saia midi que você pode escolher. E cada uma possui textura, caimento e visual diferente. Sendo assim, cada estilo é indicado para um ambiente específico. Nos próximos tópicos, além de lhe informarmos quais são esses modelos, daremos exemplos de como usar cada tipo de saia. Confira.

Saia midi rodada

Como o próprio nome sugere, a saia midi rodada é aquela que tem um caimento mais oval, e ela é ideal para compor looks mais divertidos e/ou descontraídos. Trata-se de uma peça bastante clássica e que, a depender do que você usa na parte superior, é possível conquistar um visual mais romântico.

Portanto, a saia rodada pode ser usada em ocasiões mais descontraídas, casuais ou formais. Tudo vai depender da maneira que compõe as peças. Para melhor exemplificar, se você quer um visual mais clássico, comportado e formal, basta apostar em uma saia midi rodada preta e uma camisa branca mais justa.

Agora, se você pretende compor um look mais elegante, para um almoço, você pode tentar mesclar cores neutras, como uma blusa preta e uma saia vermelha. E, como nesse caso se tem uma composição mais crua, você pode investir em acessórios mais pesados, como um colar ou brinco mais chamativo. Certamente esse simples detalhe fará com que você se sinta mais elegante.

Mulher de cabelo liso usando blusa branca e saia midi vermelha com bolinhas brancas
A saia midi rodada é bastante versátil e você pode tentar compor diferentes tipos de looks com ela.
(Imagem: Crina Doltu via Pexels)

Por outro lado, se você vai a alguma festa de criança ou um lugar mais despojado e divertido, aposte em uma saia midi rodada estampada. Esse tipo de visual cria um aspecto muito mais alegre, ideal para esse tipo de situação. Mas não se esqueça que quando usamos uma roupa estampada embaixo, a parte de cima deve harmonizar com a de baixo.

Então, se você usar uma estampa de flores amareladas na sua saia, tente usar uma blusa neutra da mesma tonalidade encima. Ou, se não tiver, é só usar uma blusa branca ou preta, pois elas sempre irão combinar com as estampas, dando um contraste visual muito estilo, bonito e divertido.

Saia midi plissada

Primeiro que muitas mulheres nem sabem que a saia plissada faz parte das saias midi e, ainda que soubessem, certamente isso não faria com essa peça fosse mais utilizada. Dizemos isso porque a saia midi plissada é considerada pela grande maioria o estilo mais difícil de harmonizar.

É até entendível esse pensamento, haja vista que a saia plissada tem um caimento muito diferente. No entanto, ainda que realmente possa ser um tanto difícil, saber usar esse tipo de saia é recompensador, pois o resultado é simplesmente maravilhoso. A primeira coisa que você tem que saber antes de usar essa peça é: tenha cuidado.

A saia plissada por si só já é muito chamativa. Por isso, algo usar ela, a parte de cima tem que ser sempre um pouco mais simples e neutra. Então, a maneira mais simples de harmonizar e compor looks com essa peça é usar uma saia midi plissada metalizada embaixo, e uma blusa branca, justa e simples, por dentro da saia.

Pronto. Um visual simples, bonito e extremamente elegante. Inclusive, nesse caso, você pode apostar em uma bolsinha lateral cinza, da mesma tonalidade da saia. Agora, se você é baixinha, e quer uma dica para usar a saia plissada, basta apostar na composição com uma blusa oversize ou moletom encima. Dessa forma, criará um aspecto de alongamento da silhueta.

Em relação ao sapato, você pode usar um salto alto, que é clássico e sempre irá combinar com a saia midi, mas essa não é a única opção. A saia plissada combina muito com uma sandália alta ou scarpins. Fora isso, se usado da maneira correta, rasteira, botas e tênis também podem dar um charme ao visual.

Saia midi reta

De todas as saias midi, certamente a reta é a mais conhecida e usada entre as mulheres, e não é complicado compreender o motivo. A saia midi reta é mais fácil de compor looks e, ainda por cima, valoriza bastante o corpo e as nossas silhuetas, e vai bem com praticamente qualquer roupa.

Então, como ela é uma peça mais fácil, a nossa dica primordial é; experimente composições. Não tenha medo, pois como essa é uma peça coringa, ele vai bem com praticamente qualquer visual. Ademais, a saia reta é muito versátil, então você pode utilizá-la tanto em ambientes formais quanto em locais mais descontraídos.

Mulher usando uma saia midi de reta de couro com uma fenda frontal.
Dentre todas as saias midi, certamente a reta é a menos complicada de harmonizar, tanto que é mais comum ver mulheres utilizando esse modelo.
(Imagem: Jeff Denlea via Pexels)

Algumas dicas de como usar a saia midi reta é com um cropped, blusa simples, cardigã ou um casaco. Se você quer um visual mais social, indicamos uma saia reta preta, uma blusa de seda branca usado por dentro da saia e um sapato ou bota fechada na cor creme.

Agora, se você quer um visual mais sexy, opte por uma saia reta com fenda, pois esse simples detalhe irá mudar completamente o visual. Outras duas dicas que temos é: a saia midi reta fica maravilhosa quando usado com um sapato branco simples. E, outra dica de composição é você investir em uma saia midi reta de couro.

Saia midi com botões

A saia midi com botões pode ser tanto plissada, reta, redonda etc. No entanto, o simples fato de ela ter botões faz com que algumas mulheres tenham mais dificuldade no momento de compor os seus looks. Esse tipo de peça é mais indicado para visuais mais fofos e descolados.

A saia midi com botões pode ser usado com um cropped, deixando a barriga a mostra. Mas, se você quer um visual mais formal, social e elegante, aposte na saia com botões, uma blusa social de seda e um sapato de bico fino. Simples, mas muito elegante.

Saia midi evasê

Sabe aquela saia que as celebridades usam para ficar com um visual bastante elegante e chique? Então, é a saia midi evasê! Essa peça é a mais recomendada para mulheres que querem se sentir mais elegantes, pois o seu formato em “A” e o seu caimento contribui bastante para esse resultado.

Mulher usando saia midi evasê azul, blusa de seda rosa e segurando flores.
Quer um visual mais elegante, formal e surpreendete? Então aposte da saia midi evasê! Essa peça é extremamente chique e combina com ambientes que exigem maior formalidade.
(Imagem: Kristina Paukshtite via Pexels)

O famoso estilo “lady like” se conquista com esse tipo de peça. É um clássico e extremamente versátil. Se você está à procura de uma saia que deixe as suas silhuetas bastante delineadas, essa é a peça ideal. É possível conquistar um visual clássico, romântico, delicado e retrô apenas com a saia midi evasê.

Ademais, essa saia esbanja extrema feminilidade e elegância, sendo, por muitas vezes, a preferida entre as famosas. De todas as que mostramos nesse artigo, certamente essa é a que possui maior versatilidade, fora o fato de não ser complicado compor looks com ela.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos