Vitanol A para pele remove manchas? Descubra os benefícios!

Vitanol A para pele remove manchas? Descubra os benefícios!

Cada vez mais mulheres tem se preocupado com o aspecto da pele e, por isso, o mundo dos cosméticos tem investido ainda mais nesse ramo. E, dentre os produtos, certamente um que vem chamando bastante atenção é o Vitanol A. Quer saber todas as propriedades desse produto e conferir se vale a pena a sua utilização? Então é só continuar nesse artigo!

Rosto de uma mulher com sarda
O Vitanol A é uma das melhores opções para quem quer remover manchas na pele. E, fora isso, esse produto é capaz de resolver outras questões como diminuir estrias. Quer saber todas as vantagens oferecidas pelo Vitanol A? Então é só conferir esse artigo.
(Imagem: Chermiti Mohamed via Pexels)

Segundo muitas mulheres, o Vitanol A é um produto que remove manchas e estrias da pele. Mas será que esses resultados são realmente verdadeiros? O que será que os dermatologistas pensam a respeito desse produto? Apesar dos inúmeros comentários positivos acerca do Vitanol A, é indispensável conhecer todos os lados da moeda.

Afinal de contas, todo produto possui as suas contraindicações ou mesmo as reações adversas, caso não seja utilizado da maneira correta. E com o Vitanol A não é diferente. Então, antes de utilizar desvairadamente, é importante conhecer todos os pontos a respeito desse produto, e é essa a nossa proposta com esse artigo. Confira!

O que é o Vitanol A?

O Vitanol A é o nome comercial da substância chamada tretinoína, que nada mais é que um retinoide indicado para o tratamento de diversos problemas de pele. Para que você saiba, retinoides são moléculas relacionados com a vitamina A.

Esse tipo de substância é altamente utilizada em cosméticos voltados para a pele do rosto, principalmente. Afinal de contas, eles auxiliam na diminuição das linhas de expressão e rugas. Tanto que não é à toa que muitas mulheres atribuem ao Vitanol A o fato de não terem rugas, por exemplo.

É interessante destacar que esse tipo de produto pode ser encontrado em duas consistências; em gel ou creme, sendo cada um indicado para uma certa ocasião, ainda que ambos detenham as mesmas propriedades benéficas.

Quando se fala em tratamento de manchas, rugas, marcas de expressões ou melasmas, automaticamente já se pensa no Vitanol A, e o motivo não é para menos. Esse produto detém diversas propriedades que faz com que ele detenha esse destaque, e abordaremos mais sobre esse ponto nos tópicos seguintes.

Por que o Vitanol A é tão benéfico?

Devido a sua rica composição, a maneira como o Vitanol A age na nossa pele é extremamente benéfica. Trata-se de um produto altamente rico em tretinoína, que basicamente é a forma oxidada da vitamina A.

Apenas esse fato já compele ao Vitanol A um extremo poder regenerativo, mas não é apenas isso. Não é à toa que esse é o produto queridinho de muitos dermatologistas, pois além da sua composição, a maneira como ele age na pele é bastante interessante.

Rosto bem cuidado de uma mulher maquiada
O Vitanol A é extremamente benéfico devido a sua composição. Fora isso, a maneira como ele age na pele é bastante satisfatória. Tanto que não é à toa que a grande parte dos dermatologista tem esse produto como o preferido para tratamento de diversas questões.
(Imagem: Pixabay via Pexels)

Quando em contato com a pele, o Vitanol A produz uma microesfoliação química. E é exatamente essa reação que desencadeia as vantagens. No entanto, para obter todos os benefícios prometidos por esse produto, é fundamental que se utilize da maneira correta.

Qual a composição do Vitanol A?

Nem sempre é suficente saber que determinado produto é benéfico devido a sua composição. Para um melhor esclarecimento, pode ser interessante dissecar esse assunto. E, na realidade, esse tipo de atitude deveria ser comum.

Afinal, é apenas conhecendo a composição de um determinado produto que você irá descobrir se ele poderá lhe causar alguma reação alérgica, por exemplo. Ademais, é sempre bom saber quais substâncias estarão em contato com a sua pele.

Além da tretinoína, o Vitanola A é rico em ácido cáprico, álcool cetílico, acrilato de metila, poliacrilato de sódio, butil hidroxianisol e polissorbato 60. Apesar dos nomes um tanto fora do comum, todas essas substâncias servem para deixar o Vitanol A ainda mais potente para tratar algumas questões da pele.

Quais os benefícios do produto para a pele?

Além de o Vitanol A remover manchas, estrias, melasmas e rugas da pele, há outros benefícios que esse produto pode proporcionar para a sua pele. Além de minimizar as linhas de expressão, esse produto ajuda a aumentar a produção de colágeno.

Dessa forma, a pele fica muito mais firme. Inclusive, segundo alguns estudos, o Vitanol A é um dos produtos mais eficazes utilizados na dermatologia, e é isso que explica o motivo dos profissionais gostarem tanto desse produto.

Mulher segurando uma flor na mão.
Devido a sua composição, o Vitanol A é capaz de deixar a pele mais fortalecida, combatendo os sinais de expressão. E como se isso não bastasse, o produto ainda aumenta a produção de colágeno.
(Imagem: Wilson Vitorino via Pexels)

Ademais, o Vitanol A ajuda a estimular e renovação celular e melhora de forma eficaz todos os aspectos de uma pele envelhecida. Fora isso, o Vitanol A também estimula a produção de colágeno, algo essencial para a manutenção da nossa pele.

E como se tudo isso não bastasse, o Vitanol A ajuda na uniformização de textura e tom de pele, deixando a pele muito mais iluminada e reduzindo os poros. Inclusive, se você sofre com acnes, saiba que o Vitanol A também pode ajudar esse tipo de problema.

Como devo utilizar o Vitanol A?

Nesse ponto, é importante destacar que não há ume regra. Para garantir que o Vitanol A tenha os efeitos positivos na sua pele, é indispensável que você vá até um dermatologista e que ele mesmo receite a utilização desse produto.

E é o próprio especialista que irá lhe informar sobre como você deve utilizar o Vitanol A. Inclusive, é o dermatologista que vai avaliar a respeito de qual composição do produto você irá utilizar; sem gel ou em creme.

Geralmente, as peles mais oleosas preferem o produto em gel, pois reage melhor. Em contrapartida, as peles mais secas reagem melhor ao produto em creme. Porém, tudo isso é relativo. É importante que o próprio especialista avalie o seu caso e designe a melhor opção.

Fora isso, como o Vitanol A pode oferecer riscos, nunca opte pela automedicação. Tanto que muitos especialistas recomendam a utilização do produto durante o período noturno, pois é quando há menos riscos do uso desse produto.

Mas, apesar da utilização ser bastante variável de acordo com cada caso, um cuidado é unânime: sempre antes da aplicação, é fundamental limpar a região onde você irá passar o Vitanol A. Isso porque, se o produto entrar em contato com determinadas substâncias, pode ocorrer alguns efeitos adversos.

Caso o dermatologista indique o uso noturno, geralmente é necessário deixar agindo por toda a noite e remover no dia seguinte, pela manhã. E, em relação a frequência, esse é um ponto que também divide opiniões.

Alguns dermatologistas afirmam que ele deve ser utilizado ininterruptamente, todos os dias. Já outros acham melhor utilizar dia sim, dia não. E é por isso que novamente reforçamos a necessidade de você procurar um médico especialista para que ele possa lhe instruir melhor sobre o uso correto para o seu caso.

Quais os riscos de utilizar o produto?

Como você pôde perceber, estamos falando de um produto com um potencial muito grande. No entanto, para que isso ocorra, a composição deveser bastante forte e concentrada. Sendo assim, é normal achar que o seu uso pode apresentar alguns riscos.

Após aplicar o Vitanol A em uma determinada região do corpo, é normal sentir certa ardência. No entanto, apesar de ser normal, é interessante ficar atento ao nível de ardência pois, se for muito incômodo, é necessário suspender o uso.

Mulher negra com toalha branca no rosto passando Vitanol A no rosto.
Ainda que algumas reações sejam normais ao utilizar o Vitanol A, é importante manter atenção. Afinal, se as reações forem muito fortes, pode ser necessário suspender o uso.
(Imagem: Ron Lach via Pexels)

Fora isso, o uso do Vitanol A pode deixar a pele mais fina. Porém, apesar de ser uma reação normal do uso, se o produto for utilizado da forma errada e/ou por um período prolongado, a reação pode ser um pouco mais grave.

E, como a pele tende a ficar mais fina, um dos cuidados é em relação a exposição ao sol. Ao utilizar o Vitanol A, a sua pele ficará mais suscetível a receber os raios UV, por exemplo. Então, ao fazer esse tratamento, é importante redobrar o uso de filtros solares

Portanto, reforçamos novamente a necessidade de sempre manter um acompanhamento médico especializado. Afinal, ele é o único habilitado a identificar qualquer ação inesperada ou fora do comum devido a utilização do Vitanol A.

O Vitanol A possui alguma contraindicação?

Sim. Se você tem hipersensibilidade à tretinonína ou a qualquer outro componente presente no vitanol A, evite utilizar o Vitanol A. Ademais, se você adquiriu alguma queimadura cutânea, eczema ou outra doença crônica desse tipo, evite fazer uso do produto.

Utilize com cautela o Vitanol A caso você tenha um histórico familiar de pessoas com câncer. Afinal, como ele tende a deixar a pele mais sensível e fina, o produto pode facilitar essa tendência genética. Ademais, crianças e gestantes não podem fazer uso do produto.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos