Sabonete de gelatina: como fazer e quais os benefícios?

Sabonete de gelatina: como fazer e quais os benefícios?

Que a gelatina é um ingrediente altamente flexível todo mundo já sabe, uma vez que é possível criar inúmeras receitas com ela. Mas você já sabia da existência do sabonete de gelatina? Apesar de ser um tanto incomum, essa receita extremamente simples é capaz de promover alguns benefícios à nossa pele. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só continuar nesse artigo.

Sabonete de gelatina em cima de uma pia
A receita de sabonete de gelatina é um tanto fora do comum. No entanto, é extremamente simples e pode resultar em alguns benefícios específicos para a nossa pele. Quer saber mais sobre o assunto? Então é só continuar nesse artigo!
(Imagem: Polina Kovaleva via Pexels)

O sabonete de gelatina é uma receita bastante incomum, mas que há um bom tempo tem conquistado a internet. Afinal de contas, trata-se de algo extremamente fácil e divertido de ser feito. E, de bônus, a nossa pele ainda consegue extrair alguns benefícios.

Quem não gosta de uma receita caseira, ainda mais quando os ingredientes são extremamente acessíveis? É notável perceber que algumas mulheres sentem dificuldade de manter a pele hidratada e nutrida, mas o sabonete de gelatina pode reverter essa situação. Isso e muito mais iremos explicar nesse artigo. Confira.

O que é o sabonete de gelatina?

Ainda que para você o sabonete de gelatina seja algo estranho, é interessante salientar que algumas empresas já comercializam esse produto há um bom tempo. No entanto, devido a base desse sabonete ser algo extremamente fácil de se conseguir, algumas pessoas começaram a realizar as suas próprias receitas.

Como o próprio nome sugestiona, o sabonete de gelatina nada mais é que um sabonete que tem como base e principal ingrediente a gelatina. No entanto, fora isso, todos os demais ingredientes utilizados geralmente têm origem vegetal e/ou natural, fazendo com que o produto conquiste um grande poder nutritivo.

Sendo assim, a razão pelo qual as pessoas procuram esse produto vai além do que puramente a estética; mas sim porque o sabonete de gelatina é capaz de devolver alguns nutrientes à nossa pele, deixando-as muito mais hidratadas, nutridas, sedosas e saudáveis. Quer saber o porquê?

Por que esse sabonete faz bem para a pele?

Basicamente devido a sua composição e pela forma como ele é conservado. Mas para você entender com mais facilidade, vamos por partes! O sabonete é composto de outros ingredientes além da gelatina, como extrato de carragena, derivados de algas, suco de frutas e óleos vegetais/essenciais.

E todos esses compostos, quando em contato com a pele, fazem com que ela se torne mais saudável. O extrato de carragena, por exemplo, é extremamente rico em minerais. Já no tocante aos óleos vegetais, eles são os principais responsáveis por deixar a pele brilhosa, macia e sedosa.

Tronco de uma mulher com pele bem cuidado
O sabonete de gelatina faz bem a pele devido ao fato de geralmente possuir ingredientes vegetais e naturais. Portanto, é uma ótima opção para mulheres que querem saber como cuidar melhor da pele.
(Imagem: Ari Roberts via Pexels)

O mais interesse acerca do sabonete de gelatina é que ele á bastante variável e flexível. Ou seja, você pode incrementar alguns ingredientes que julgar ser fundamental para o bom funcionamento da sua pele, como a utilização de algum óleo específico, por exemplo.

Ademais, outra característica que faz com que o sabonete de gelatina seja benéfico à pele é devido ao fato da necessidade de ele ser conservado na geladeira. Mas, para entender melhor esse assunto, precisamos elucidar um contexto, o qual você aprenderá no próximo tópico.

Por que o sabonete de gelatina deve ser usado gelado?

É verdade que tomar banho em água quente é extremamente gostoso e relaxante. Mas, se formos levar em consideração a saúde da nossa pele, iríamos reconsiderar esse fato. Isso porque a água em alta temperatura é capaz de desregular a sebosidade natural da pele, deixando-as ressecadas.

Ademais, a água quente tende a deixar os poros abertos e, quando saímos do banho desse jeito, a nossa pele fica mais propensa a contaminação de sujeiras e bactérias. E é exatamente nesse ponto que o sabonete de gelatina tende a ser benéfico, pois, uma vez que ele é aplicado gelado sob a pele, ele tende a fechar os poros.

Mas não é só isso! Ao aplicar o sabonete de gelatina na pele, como os poros estarão abertos, todo o corpo usufruirá dos componentes benéficos advindos do sabonete. E, assim que receberem tal nutrição, os poros se fecharão, evitando que as propriedades se percam com maior facilidade.

É uma característica bastante simples, mas que é um grande diferencial em relação aos produtos convencionais. Inclusive, por ser um produto do qual se é possível fabricar em casa, você pode adequar às necessidades da sua pele. Ou seja, se você sente que a sua pele está precisando de alguma vitamina, basta adicionar durante o processo de produção do seu sabonete.

Como fazer sabonete de gelatina?

Apesar de ser uma receita bastante flexível, onde você pode adicionar ingredientes conforme a necessidade da sua pele, há uma base para ser seguida. Trata-se de procedimento bastante simples, onde você vai precisar apenas de:

  • 2 colheres (sopa) de pó de gelatina;
  • ½ colher (sopa) de sal;
  • ½ xícara (chá) de água fervente;
  • 1 xícara (chá) sabonete líquido neutro;
  • 5 gotas de óleo essencial com fragrância da sua preferência;

Basicamente, esses são os ingredientes que você vai precisar para fazer o seu sabonete de gelatina. Agora, se quiser dar uma personalizada, deixá-lo mais colorido ou divertido, você pode adicionar 1 gota de corante e pó iluminador. Para preparar essa receita, é só seguir os passos abaixo;

  1. Em um recipiente, adicione o pó de gelatina, água e sal. Com uma colher, basta misturar até que todos os ingredientes se dissolvam;
  2. Depois, basta incrementar o sabonete líquido e misturar até ficar homogêneo;
  3. O passo seguinte é adicionar o óleo essencial e o corante e misturar;
  4. Para finalizar, é só transferir a mistura para uma forma de silicone e deixar na geladeira por cerca de 5 horas.

Esse sabonete pode ser usado no rosto?

Como na composição do sabonete de gelatina, há sabonete líquido neutro, sim, ele pode ser usado no rosto. Mas há um cuidado que você deve manter. Além do sabonete líquido, a receita também leva algum óleo essencial, e é sobre ele que você deve manter cuidado.

Mulher negra usando sabonete de gelatina no rosto
O sabonete de gelatina até pode ser usado na pele facial. No entanto, antes de fazer isso, é importante que você se atente a alguns detalhes para evitar futuros problemas.
(Imagem: Ron Lach via Pexels)

Isso porque nem todo óleo faz bem para todo tipo de pele. Então, antes de aplicar o sabonete de gelatina no rosto, certifique-se de que o óleo é compatível com o seu tipo de pele. Uma dica que podemos oferecer é fazer dois sabonetes de gelatina; um para o rosto, outro para o corpo.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos