Pomada Bepantol: para o que serve e quais os benefícios?

Pomada Bepantol: para o que serve e quais os benefícios?

Se você é do tipo de mulher que está sempre acompanhando as novidades relacionadas a estética, certamente já deve ter ouvido falar sobre a pomada Bepantol e os seus benefícios. No entanto, antes de aplicar qualquer tipo de produto, é fundamental saber o que ele proporciona, se realmente vale a pena ou se há contraindicações, por exemplo.

Mulher de unhas pintadas passando um creme nas mãos.
A pomada Bepantol possui inúmeros benefícios, tanto que não é à toa que ela é a queridinha de muitos especialistas. Quer saber mais a respeito do Bepantol, bem como para o que ele serve? Basta continuar nesse artigo.
(Imagem: Karolina Grabowska via Pexels)

Afinal de contas, por mais benéfica que a pomada Bepantol seja, qualquer produto está passível de contraindicações ou reações adversas, por exemplo. E esse é motivo pelo qual sempre se fala que é importante procurar um especialista para avaliar se está liberado o uso para o seu caso.

Ainda que o Bepantol seja benéfico, pode acontecer de ele não ser a solução mais eficiente para o seu caso. Ademais, como estamos falando de um produto bastante utilizado no ramo dos cosméticos, é interessante saber todas as suas funcionalidades e benefícios, os quais apresentaremos no decorrer desse artigo.

O que é Bepantol?

O Bepantol tem se tornado um cosmético bastante conhecido pelas mulheres, visto que inúmeros produtos têm acrescentado esse ingrediente na composição para melhorar a eficiência dos resultados.

Mas, ainda que seja muito utilizado no ramo cosmético, é interessante salientar que, na verdade, o Bepantol é um medicamente utilizado para alguns tratamentos. Em suma, ele possui dexpantenol, que é um tipo de substância capaz de proteger a nossa pele de inúmeros perigos.

No geral, os produtos de Bepantol contêm cerca de 50mg/ml de dexpantenol e excipientes como o bradosol, lactona, metilparabeno, propilparabeno e água purificada. E é por conta dessa composição que esse medicamente é imensamente benéfico para várias partes do nosso corpo.

Como o Bepantol age na pele?

O Bepantol pode ser encontrado em mais de um formato, sendo o mais conhecido dele em pomada. No entanto, é possível encontrá-lo em gel, spray ou de forma líquida, dependendo do caso. O Bepantol nunca é administrado por via oral, apenas em contato direto com a pele ou cabelo.

Mulher negra com toalha na cabecá passando Bepantol no rosto.
É bastante importante que você saiba que o Bepantol nunca é administrado por vias orais. Sempre através do contato direto com a pele ou cabelo.
(Imagem: Ron Lach via Pexels)

Por conta disso, é perfeitamente comum que você tenha dúvidas sobre como ele age na pele. Bem, como esse medicamente detém o dexpantenol, quando essa substância entra em contato com a nossa pele, ela é transformada em vitamina B5. É daí que toda a mágica acontece.

Fora isso, o Bepantol tem capacidade suficiente de penetrar na camada mais externa da pele, proporcionando maior proteção à epiderme. E tudo isso enquanto estimula a sua regeneração. Sendo assim, como existe essa facilidade de absorção, todos os demais componentes contidos no produto conseguem fazer o seu trabalho com mais facilidade.

Quais são os tipos de Bepantol?

Como estamos falando de um medicamente, ele pode se apresentar de várias formas. Além de você saber que esse é o nome genérico, pode ser interessante saber que a pomada é produzida pelo laboratório Bayer. Mas, no Brasil, há basicamente três linhas principais.

Uma delas é a linha Baby que, apesar de apresentar todos os benefícios comuns ao Bepantol, tem por intuito facilitar ou focalizar a sua aplicação. O Bepantol da linha Baby geralmente é em creme, e varia de 30 a 120 gramas. Como o próprio nome indica, é uma pomada voltada para bebês.

Porém, mulheres que possuem a pele muito sensíveis podem se aproveitar do produto, já que ela é livre de perfumes, corantes, parabenos e agentes conservantes e irritantes. A linha Derma, por outro lado, é focada em cuidados gerais com a pele.

Nesse caso, é possível encontrar o Bepantol em spray, creme ou até em bisnagas, para aquelas pessoas que querem utilizar nos lábios. A última é a linha Sensicalm, sendo a única que apresenta uma tecnologia específica hipoalergênica e rica em probióticos que estimulam ainda mais a saúde da nossa pele.

Obviamente que existe outras linhas que comercializam o Bepantol, apenas citamos as mais conhecidas no Brasil. Você pode, com toda certeza, utilizar o produto que mais lhe agradar, ainda que não faça parte de uma das linhas citadas aqui. Porém, sempre se certifique sobre qual é o intuito de determinada marca.

Para o que serve o Bepantol?

Agora que você já conhece melhor as linhas mais conhecidas desse produto no Brasil, é possível que você esteja se questionando sobre para o que serve o Bepantol. Primeiro de tudo, é bom esclarecer que cada linha tem um foco específico. Então, se você quer usar o Bepantol no rosto, por exemplo, é importante procurar a linha mais adequada.

Idosa passando Bepantol nas olheiras
O Bepantol pode ser utilizado para mais de uma funcionalidade. Portanto, é importante que antes de comprar, você verifique se a linha é indicada para o modo que você irá utilizar.
(Imagem: Teona Swift via Pexels)

Da mesma forma, se você quer utilizar o Bepantol no cabelo, recomendamos que você procure a linha indicada para esse fim. Claro que todos os produtos possuem os mesmos benefícios, no entanto, caso a linha tenha sido produzida especificamente para uma ocasião, há adição de outros compostos que maximizam os resultados.

E é por esse motivo que indicamos que você sempre confira a linha que você está adquirindo, para ter conhecimento se ela está alinhada com os seus desejos. Esclarecido isso, abaixo falaremos sobre algumas funções do Bepantol.

Recupera a pele em contato com radiação

Estamos constantemente em contato com aparelhos que emitem uma certa frequência de radiação. E, ainda que isso seja imperceptível e aparentemente inofensivo, quando a exposição é em demasia, isso pode ocasionar em alguns problemas de pele.

Algumas mulheres possuem uma pele opaca e seca justamente por conta da exposição a radiação. Fora isso, há aquelas pessoas que, no intuito de remover manchas, acnes ou espinhas, apostam em um tratamento radioterápico. Mas, apesar de ser um procedimento eficaz, ele agride bastante a pele.

Tanto que após as sessões o próprio profissional pode indicar a utilização de alguma pomada que contenha Bepantol. Fora isso, se você sente que a sua pele está muito “pesada”, e nenhum tratamento está dando jeito, pode ser por conta do alto contato com a radiação.

Melhora a cicatrização

Você tem alguma marca, seja de infância ou não, do qual você se sente incomodada, devido a má cicatrização? Para não correr o risco de isso acontecer de novo, uma boa solução é aplicar Bepantol, haja vista que ele tem poder de ajudar na cicatrização.

Tanto que muitos tatuadores recomendam que os seus clientes utilizem uma pomada que tenha Bepantol, já que ela pode ajudar e acelerar o processo de cicatrização das tatuagens.

Clareia manchas da pele

Muitas mulheres relatam a possibilidade de clarear alguma parte do corpo com o Bepantol. Sendo assim, se você sofre de melasmas, ou quer apenas diminuir uma mancha, a utilização correta desse produto poderá resolver a sua questão.

Por exemplo, se você acha que as suas axilas ou virilhas são mais escuras que o restante do seu corpo, o Bepantol pode auxiliar a equilibrar. Ademais, esse mesmo produto auxilia no tratamento e diminuição de olheira.

Intensifica a hidratação

Engana-se quem pensa que o Bepantol é benéfico apenas para o rosto. Na realidade, quando afirmamos que o produto tem poderes hidratantes, estamos falando que ele também é capaz de deixar os nossos fios mais nutridos, hidratados, sedosos e muito mais saudáveis.

Mulher de costas tomando banho lavando o cabelo.
Além desse produto ser extremamente benéfico para a nossa pele, os nossos fios também podem se beneficiar de algumas propriedades do Bepantol.
(Imagem: Armin Rimoldi via Pexels)

Obviamente que esses mesmos resultados podem ser conquistados quando utilizamos o produto na pele do rosto. Mas, nesse tópico, gostaríamos de salientar os seus benefícios para as madeixas.

Melhora o aspecto de celulites e estrias

Muitas mulheres acreditam que, para remover celulite e estria, é necessário arcar com um investimento um tanto alto. Obviamente que, a depender da situação, para obter melhores resultados, esse tipo de atitude até pode ser necessária. Porém, é bom informarmos que o Bepantol ajuda nesse ponto.

Claro que, em alguns casos, o Bepantol irá apenas melhorar o aspecto, como diminuir um pouco das estrias e celulites. Não é um produto mágico, portanto, se for utilizar para essa finalidade, tenha isso em mente.

Como devo usar o Bepantol?

Antes de começar a utilizar o Bepantol, é fundamental que você procure um dermatologista para avaliar o seu caso. Novamente falando, ainda que esse produto seja bastante eficiente, ele não é indicado para todos os casos.

Fora isso, o seu uso pode conter algumas variações, e apenas um especialista poderá lhe dar informações mais precisas para tratar o seu caso. No entanto, para cada caso, há um certo padrão de como ele deve ser utilizado, e é isso que abordaremos nos próximos parágrafos.

Como usar Bepantol no cabelo?

Se você vai utilizar o Bepantol no cabelo, a forma em spray é a mais recomendada, já que a aplicação é imensamente mais fácil. Tendo ele em mãos, é só borrifar por toda a extensão, com os fios ainda úmidos.

Após aplicado, deixe agir e secar naturalmente. Não é necessário enxaguar após aplicar o Bepantol no cabelo. Agora, se você não tem o produto em spray, uma alternativa é utilizar ele líquido, apenas espalhando no cabelo.

Ainda outra dica para utilizar o Bepantol líquido no cabelo é acrescentar uma quantidade em algum produto capilar que você costuma usar, como shampoo máscara de hidratação ou creme de pentear, por exemplo.

Como usar o Bepantol na pele?

Algumas imperfeições faciais podem ser reduzidas com o uso do Bepantol. Então, se você cravos, espinhas ou quer apenas desinflamar a sua pele, é só aplicar a pomada diretamente na região danificada.

Depois é só deixar agindo e, quando perceber que a pomada secou, é só enxaguar o seu rosto com água em temperatura ambiente. Fora isso, caso você prefira utilizar a forma líquida, é possível acrescentar algumas gotas no seu creme facial.

Como usar o Bepantol para estrias?

Para remover estrias com Bepantol, recomenda-se utilizar em forma de pomada, de preferência durante ou após o banho. Basta aplicar o produto na direção contrária a estria. Aplique por alguns segundos, fazendo movimentos circulares.

Mulher com estrias
É possível minizar o aspecto das suas estrias utilizando o Bepantol, mas lembre-se; o produto não faz milagres. Ou seja, ele não vai diminuir por completo as estrias.
(Imagem: Karolina Grabowska via Pexels)

Nesse caso, não é necessário deixar o produto agindo na pele. Sendo assim, terminado a sua sessão, enxague a região e remova qualquer tipo de resquício do produto na pele. Feito isso, para resultados mais eficazes, aplique um creme a base de Bepantol e deixe agir, dessa vez sem enxaguar.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos