Truques de Maquiagem – 97 dicas para facilitar a sua make

Truques de Maquiagem – 97 dicas para facilitar a sua make

Quem tem certa dificuldade para fazer uma make, certamente deve adorar quando descobre um truque de maquiagem que facilita na hora de montar o seu look. E a realidade é que, independente se você é experiente ou iniciante, é sempre interessante aprender um novo método que irá contribuir para o seu aprendizado e que é capaz de fazer com que você otimize o seu tempo. Quer aprender mais sobre esse assunto? É só conferir os nossos truques de maquiagem!

Mulher se maquiando passando batom
Quer que suas makes fiquem mais profissionais? Então confira os nossos truques de maquiagem que elevarão o seu patamar!
(Imagem: freestocks.org via Pexels)

Para muitas mulheres, a maquiagem é um item indispensável antes de sair de casa, seja um simples delineado, seja um bato para dar uma cor mais aprazível. Mas o fato é que alguns truques de maquiagem são capazes de realçar cada vez mais a sua beleza, e é exatamente essa a proposta desse artigo; lhe ensinar dicas capazes de facilitar a sua make e garantir um resultado ainda mais deslumbrante!

Quando se é iniciante nesse assunto, é extremamente normal se sentir um tanto insegura, afinal, nos sentimos um tanto vulnerável e achamos que tudo sempre está errado. Mas o que você acharia de aprender alguns truques de maquiagem que certamente vão elevar o seu patamar e, dessa forma, você deixará de ser iniciante? Gostou da ideia? Então, para conferir as nossas dicas, é só continuar no artigo.

Como funcionam os truques de maquiagem?

Existe uma infinidade de truques e dicas de maquiagem que facilitam na hora de compor a sua make, indo desde coisas mais simples passando até por coisas mais elaboradas. No entanto, o fato é que, para aprimorar o seu repertório e fazer com que as suas maquiagens pareçam muito mais profissional, vale a pena dar uma conferida nessas dicas. Afinal, quem não quer ter a beleza realçada aplicando simples dicas?

Contudo, o mais interessante é que esses truques de maquiagem são utilizados por muitas pessoas, até mesmo pelos maquiadores mais famosos. No entanto, a fim de garantir que você compreenda o assunto com mais facilidade e com maior exatidão, nesse artigo, iremos dividir as dicas por partes. Ou seja, em cada parte apresentaremos dicas sobre uma região do rosto específica. Para conferir o resultado, basta continuar no artigo.

Truques de maquiagem para os lábios

Os lábios é uma parte do corpo muito importante quando se resolve compor uma make, afinal, a depender de toda a composição do look, as atenções podem se voltar tudo para a boca. E, se você não tiver trabalhado da melhor maneira possível, pode acontecer de o resultado não ser tão agradável assim. A realidade é que existe diversos truques de maquiagem para os lábios que farão o resulto ser impecável, que são:

1. Acha que os seus lábios são muito grandes e deseja diminuir? Simples! Para diminuir o volume, é só usar um corretivo no contorno dos seus lábios que a sua boca ficará com um aspecto menos carnudo. Depois de ter feito o contorno, é só preencher os lábios com o batom da sua preferência, entretanto, sempre opte por aquele que mais harmoniza com o seu look.

2. O seu problema é com lábios muito finos? Esse problema você também consegue resolver com um truque de maquiagem! Se você quer deixar a sua boca mais carnuda, é só desenhar, com um lápis labial, um novo contorno rente a sua boca, seguindo o desenho dos seus lábios, mas deixando-o um pouco mais carnudo. Feito isso, em seguida é só preencher com um batom da mesma cor do lápis ou mais forte, já que assim evita que o traço fique visível. Uma outra dica é finalizar com um gloss para ficar mais natural.

3. Algumas mulheres não se sentem confortáveis com o método de engrossar os lábios citado acima, pois sentem a sensação de que o tracejado está sempre visível. Se esse é o seu caso, um outro truque de maquiagem para engrossar os lábios é aplicar um iluminador entre o lábio superior e o nariz. Ao fazer isso, irá criar um efeito bem bonito onde a sua boca ficará realçada e com um maior destaque. Para finalizar, se harmonizar com o seu look, indicamos um batom com uma tonalidade vermelha, já que cria um aspecto ainda mais profundo.

4. Tentou todas as dicas para engrossar os lábios, mas não se sentiu satisfeita? Nesse caso, você pode tentar uma mistura caseira. É só misturar duas colheres de óleo de canela com uma colher de óleo de coco ou extrato de vitamina E. Depois, é só aplicar uma fina camada nos lábios com ajuda de um pincel. Você deve sentir um leve formigamento, mas sem dor. Quando isso acontecer, retire a mistura com água e aplique o batom da sua preferência.

5. É horrível ficar horas trabalhando em uma boca bem feita e, na metade da noite, perceber que o seu batom saiu, não é verdade? No entanto, existe um truque de maquiagem que resolva essa situação e que aumenta a durabilidade do seu batom, e é bastante fácil. Ao aplicar a primeira camada de batom, de um beijo em um pedaço de papel para remover o excesso. Em seguida, é só aplicar uma camada de pó facial nos lábios e finalizar com outra camada do mesmo batom.

6. Quer deixar o seu batom ainda mais durável? É só aliar a dica anterior com essa aqui. Antes de aplicar o batom, passe uma base nos lábios e, utilizando uma esponjinha, é só passar um pouquinho de pó. Em seguida, contorne os lábios com um lápis de boca e finalize com um batom da sua preferência.

Mulher usando truques de maquiagem para o batom durar mais tempo.
Se você acha que o seu batom costuma durar muito menos do que você gostaria, então não deixe de utilizar um desses truques de maquiagem.
(Imagem: cottonbro via Pexels)

7. Geralmente, mulheres que tem o olho mais claro ficam melhores com batons nude e rosa durante o dia e tons mais avermelhados e intensos durante a noite. Entretanto, um critério que deve ser levado em consideração é como você se sente melhor.

8. Em contrapartida, mulheres cuja cor dos olhos é escura, a dica é preferir batons com uma tonalidade voltada para o laranja fechado, vermelho-amarronzado e marrom.

9. Lembre-se que os lábios grossos ficam em mais evidência quando se utiliza tons de batom ou gloss rosado ou puxado para o pêssego. Portanto, utilize essa dica a seu favor.

10. Tem os lábios assimétricos e esse é um problema para você? Utilizar essa dica de maquiagem certamente irá resolver o seu problema. Tudo o que você tem que fazer é apostar em tons mais neutros, já que isso acaba disfarçando. Porém, se você se dá melhor com tons mais claros ou escuros, a dica é tentar resolver a assimetria labial contornando a boca com lápis.

11. Às vezes acontece de, na pressa, comprarmos um batom sem nem ter a chance de avaliá-lo com mais calma, e numa dessas, pode acontecer de levarmos um batom mais escuro do que gostaríamos. No entanto, ao invés de tentar trocar ou simplesmente evitar de jogar dinheiro no lixo, uma ótima truque de maquiagem para clarear a tonalidade do batom é aplicar uma camada de corretivo por cima do produto e espalhar com os dedos.

12. Muitas mulheres procuram se cuidar ao máximo e evitar a qualquer custo as tão temidas rugas, mas o que muitas não sabem é que o tipo de batom pode contribuir – ou amenizar- a aparição das rugas. Portanto, para evitar essas marcas, tente sempre optar por batons em bastão menos cremosos, uma vez que eles pintam os lábios sem deixar escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor.

Truques de maquiagem para os olhos

É invejável ver quando uma mulher passa com os olhos bem trabalhados na proporção certa, sem exagerar demais, e sem deixar de dar a devida atenção. A realidade é que o grande problema da maioria das mulheres, principalmente aquelas que se automaquiagem, é fazer um olho bonito e sem erros. Quer aprender a facilitar esse processo? Então confira essas dicas de maquiagem para os olhos.

13. Existe mulheres que sofrem por ter os olhos muito pequenos, mas esse “problema” é facilmente resolvido com esse truque de maquiagem. Para tal, basta aplicar sombra e lápis em tons mais escuros na parte interna dos cílios inferiores e superiores.

14. Entretanto, se você quer obter o resultado o oposto, de aumentar o tamanho dos seus olhos, basta passar nas pálpebras sombras mais claras e lápis no lado externo dos cílios superiores e inferiores.

15. Um outro truque de maquiagem que também funciona para as que desejam aumentar o tamanho dos olhos é aplicar, dentro da linha d’água, lápis na cor bege. Ao fazer isso, basta contornar os olhos por fora com algum lápis escuro e esfumar as bordas com uma sombra um tom mais claro que o lápis. O lápis branco também pode funcionar nesse caso, mas é preciso ter cautela, uma vez que o branco pode deixar um efeito muito exagerado. Entretanto, o ideal mesmo é optar por tons bege ou da cor da sua pele.

16. Para saber como fazer um olho bonito, primeiro você precisa saber sobre as nomenclaturas. É muito comum ouvir blogueiras e fashionistas falar sobre côncavo, e se você não sabe o que é isso, é provável que se sinta bastante perdida e que não consiga acompanhar as demais dicas. Portanto, grave; côncavo é o contorno da pálpebra. Para encontrar o côncavo do olho, basta colocar o dedo nos olhos e sentir a parte mais profunda. Esse é o seu côncavo.

17. Fique de olho no tamanho da espessura do seu delineador, afinal, se ele for muito grosso, você acabará ocupando muito espaço da pálpebra, o que resultará na diminuição do tamanho dos seus olhos. Claro que isso não é ruim, se essa é a sua intenção. Portanto, atente-se a esse detalhe. Se a sua ideia é aumentar o tamanho do olho, é melhor apostar em um delineado mais fininho.

18. Cílios longos é a paixão de muitas mulheres, e uma dica para conseguir esse resultado é, além de investir em uma boa máscara de cílios, sempre passar mais de uma camada até chegar no resultado esperado. Entretanto, é bom tomar cuidado para não ficar uma crosta muito espessa e resultar num resultado não muito legal.

Mulher passando rímel nos olhos, um dos truques de maquiagem
Conquistar cílios grandes, apesar de parecer ser uma tarefa difícil, aplicando um desses truques de maquiagem, se tornará mais fácil.
(Imagem: Shiny Diamond via Pexels)

19. Para garantir que os seus cílios fiquem ainda mais modelados e compridos, antes de usar o curvex, aqueça-o com um secador. Isso vai fazer com que os seus cílios tenham uma maior flexibilidade. Mas tome cuidado para não esquentar ao ponto de lhe queimar os olhos.

20. Você acha que tem os olhos muito próximos um do outro, e isso te incomoda? Para resolver essa situação, é só escurecer os cantos externos inferiores e superiores com uma sombra marro ou preta. Em seguida, basta usar um lápis da mesma cor rente aos cílios inferiores e superiores, apenas do centro para o lado de fora.

21. Em contrapartida, se o que lhe incomoda é achar que os seus olhos são muito separados, é só seguir esse truque de maquiagem. Primeiro, é só esfumar o canto interno com uma sombra escura. Segundo, passe um lápis preto ou marrom rente aos cílios inferiores e superiores, apenas da parte interna para o centro do olho.

22. No entanto, se você tem problemas por achar seus olhos muito caídos, basta aplicar sombras escuras rente a raiz dos cílios, dando um maior destaque no canto externo dos olhos. Lembre-se, os tons mais escuros são os que tem um efeito mais visível. Então, se quer um resultado mais intenso, opte pelo marrom, preto, azul-petróleo e verde-escuro, por exemplo. Porém, para garantir a eficiência desse efeito, evite usar lápis nos cílios inferiores.

23. Fazer aquele delineado perfeito é o sonho de muitas mulheres, e realizar esse sonho é mais simples do que parece, basta colocar em prática essa dica de maquiagem. Primeiro, pegue uma fita adesiva e, para evitar desconforto, retire o excesso da cola com a mão. Depois, é só colocar no se rosto, fazendo uma diagonal do canto do olho até o fim da sobrancelha. Em seguida, é só passar o delineador ou sombra, pois a fita irá evitar que você borre.

24. Seguindo a linha do delineado perfeito, muitas mulheres têm problema em fazer um traçado errado ou torto. Portanto, uma boa dica é traçar o caminho com um lápis preto ou marrom. Afinal, com o caminho já traçado, fica mais difícil de alguma coisa sair errada.

Mulher negra fazendo delineado
Se você tem problemas em fazer um traçado retinho, tente utilizar um lápis preto ou marrom. Afinal, se sair errado, é muito mais fácil de remover. E, se estiver correto, basta passar o delineado por cima.
(Imagem: RODNAE Productions via Pexels)

25. Quer uma dica para não errar mais na sombra? É só eleger duas tonalidades, uma escura e outra clara. Depois de decidir quais serão, basta aplicar a escura no canto externo do olho e a clara no canto interno. Dessa forma, ambas as cores irão se fundir, criando um aspecto muito bonito onde não haverá contraste entre elas.

26. Sofre por que a sua sombra não costuma durar muito? Para aumentar a durabilidade da sua sombra, é só passar primeiro uma camada de sombra mais cremosa e, depois, aplicar pó compacto.

27. A fim de deixar a cor da sombra mais intensa, basta umedecer levemente o pincel na água antes de aplicar o produto. Além da cor ficar mais intensa, isso também fará com que a sombra fixe mais facilmente e dure mais.

28. Muitas mulheres têm o costume de usar lápis na sobrancelha, mas, além de prezar pela beleza, também é preciso manter a saúde em dia. Portanto, ao fazer isso, evite utilizar o lápis 6B na sobrancelha, pois esse tipo de lápis contém algumas substâncias que podem ser prejudiciais aos olhos.

29. Experimente substituir a sombra pelo gloss. De início, pode até aparentar ser uma ideia maluca, mas acredite, o resultado pode lhe surpreender positivamente.

30. Tem olheiras? Se sim, procure evitar usar sombras azuis, uma vez que elas só irão deixar o problema ainda mais a mostra.

31. Coçou os seus olhos e se esquece de que estava maquiada? Não se desespere às vezes nem é preciso refazer a make do zero. Tente usar o próprio acúmulo do produto que fica nas dobras das pálpebras para retocar a maquiagem.

Truques de maquiagem para o nariz

Muitas mulheres têm problemas sérios com o nariz, umas acham grande demais, outras acham que ele poderia ser um pouquinho maior. Por outro lado, existe as mulheres que acham que o seu nariz não é simétrico com o restante do rosto e que ele deveria ser ou um pouco mais fino, ou um pouco mais grosso. Quer aprender a resolver todos esses problemas com simples truques de maquiagem? É só acompanhar as dicas abaixo.

32. A clássica técnica de afinar o nariz, apesar de aparentar ser difícil, é muito mais simples do que você imagina. Basta utilizar um corretivo mais claro ou um iluminador no alto do nariz, em linha reta, até quase a ponta.

33. Fora essa técnica com iluminador, também é possível afinar o nariz utilizando um blush. Para tal, basta passar um blush mais escuro do que o tom da sua pele nas laterais, do canto interno das sobrancelhas até suas abas.

34. Ainda um outro método para chegar nesse mesmo resultado é escurecer as laterais do nariz com um tom de sombra ou pó dois tons mais escuros que a sua pele. Após escurecer as laterais, é necessário iluminar a ponta do nariz com um tom mais claro. Se você tem a pele negra, você consegue alcançar esse efeito com produtos em cor bronze ou marrom e, para iluminar as pontas, use um produto em um tom mais claro. Entretanto, caso tenha a pele muito clara, opte por um tom rosado.

35. Alguns narizes são mais inclinados para um determinado lado, e caso você queira arrumar isso, se acaso o seu nariz for mais inclinado para a direita, uma dica é pentear a linha do seu cabelo do lado oposto. Dessa forma, a atenção do seu rosto não irá diretamente para o nariz.

36. Outra dica para harmonizar narizes que são inclinados para um dos lados é iluminar a lateral para qual o nariz é torto e escurecer a parte oposta. Para que a aparência fique mais natural, tente fazer movimentos em círculo até que a pigmentação fique bem leve.

Rosto de uma mulher
Existe centenas de mulheres que não gostam do formato do seu nariz. Porém, o que muitas não sabem é que é possível resolver esse problema com alguns truques de maquiagem.
(Imagem: Polina Kovaleva via Pexels)

37. Se você tem um nariz com a ponta arredonda, e acha isso um problema, saiba que também é possível resolver isso com um truque de maquiagem. Para isso, basta escurecer as abas e espalhar uma sombra marrom nas laterais e topo do nariz, desde as linhas dos olhos até o início da sobrancelha. É interessante finalizar iluminando apenas o meio do osso central.

38. Existe diversos formatos de nariz, e um deles é o triangular, que é quando o comprimento do nariz é fino, mas as abas são largas. Se esse é o seu caso, e você deseja harmonizar, basta fazer uma linha de sombra marrom bem no início de cada aba. Depois disso, caso queira um resultado mais completo, ilumine as laterais superiores do nariz desde a linha das olheiras até o começo das sobrancelhas.

39. Para harmonizar o nariz largo, só é necessário escurecer os lados, aplicar sombra marrom nas duas linhas laterais, desde o início das sobrancelhas até as narinas. Depois, ilumine o osso central, pois ajuda e aumenta o contraste com a parte escurecida.

40. No caso do nariz com a ponta para baixo, o que vai fazer a diferença é aumentar o topo do nariz, e você consegue esse resultado iluminando a área que começa entre as sobrancelhas e desce pelo centro até a linha dos olhos.

41. Se você tem o nariz muito fino, e deseja corrigir com maquiagem, saiba que, para muitos especialistas, esse é o tipo mais difícil de corrigir. Portanto, tenha em mente que, de início, o resultado pode não ser tão satisfatório, mas continue tentando. O que você deve fazer nesse caso é iluminar as laterais desde a parte interna até as sobrancelhas até o início das abas.

Truques de maquiagem para a pele

Quem não gosta de deixar o rosto mais corado, tirar aquele aspecto de cansaço, esconder as olheiras e rugas apenas com a mágica da maquiagem? O que para muitas pessoas pode ser um bicho de sete cabeças, na realidade é muito mais fácil do que você imagina. Para isso, você precisa apenas ter foco e disciplina. Afinal, se é a sua primeira vez colocando em prática um desses truques de maquiagem, pode ser que não fique perfeito. O segredo é persistir. Então, confira as dicas a seguir e treine.

42. Para garantir que a sua pele irá receber da melhor maneira possível a maquiagem que você irá passar, é essencial preparar a pele. Portanto, antes de se maquiar, limpe, tonifique e hidrate o seu rosto. Mas procure não fazer isso apenas minutos antes de se maquiar. Tenha como rotina.

43. Corretivo é uma ótima maneira para disfarçar diversas imperfeições, como as olheiras. No entanto, é fundamental utilizar o tom correto. O ideal é utilizar um tom mais claro que a base e, fora isso, tente optar pelos líquidos e por aqueles que tem função hidratante.

44. Muitas mulheres, na tentativa desesperada de esconder olheiras, tendem a utilizar tons mais escuros. Porém, apesar de inicialmente parecer resolver o seu problema, a olheira ficará cada vez mais evidente. Portanto, evite utilizar corretivo escuro, máscara para cílios comum, sombra berinjela, lilás e azul. Fora isso, procure não utilizar lápis preto dentro do olho.

45. Se as suas olheiras são muito marcadas, não utilize corretivo muito mais escuro que sua pele. Opte por usar corretivos de camuflagem ao invés dos tradicionais. Afinal, além de cobrir melhor, confere um resultado mais natural.

46. Se você tem um tom de pele mais escuro, tem olheiras e quer disfarçar, saiba que o tom pêssego pode resolver o seu caso. Entretanto, você deve aplicar primeiro a base e depois o corretivo. Apenas se muito necessário, acrescente um pouco mais de corretivo por cima.

47. Independente do seu tom de pele, para esconder olheiras, sempre procure utilizar corretivo em líquido. Afinal, as versões mais cremosas como as em bastão, por serem mais grossas, tendem a marcar mais as linhas de expressão.

48. Depois de passar a base para esconder as olheiras, procure depositar um pouco de corretivo do mesmo tom da sua pele na parte mais escura. Faça isso com o dedo anelar ou médio, espalhando o produto dando leves batidinhas, puxando um pouco em direção à raiz dos cílios e às maçãs do rosto.

49. Aplique um corretivo um tom mais claro na linha mais funda da olheira. Com os dedos, esfume as extremidades, deixando o produto concentrado nessa região.

50. Ao finalizar a camuflagem, tente selar a cobertura com pó translúcido sem cor.

51. Para deixar o rosto mais corado, na hora de realizar a aplicação, dê um sorriso de frente para o espelho. O lugar onde ficar mais sobressaltado é o local onde você deverá aplicar o blush, nas maçãs do rosto.

Mulher sorrindo na frente do espelho aplicando truques de maquiagem
Esse é um truque de maquiagem super fácil, mas que certamente irá dar um aspecto diferente para a sua pele.
(Imagem: Andrea Piacquadio via Pexels)

52. Tem o rosto redondo e quer dar uma suavizada? Simples! Basta utilizar um blush abaixo da maçã do rosto. E para facilitar ainda mais, antes de aplicar, faça tão conhecida “boca de peixinho”. O local que ficar mais murchinho é onde você deve aplicar o blush com mais intensidade, mas sempre na diagonal, entre o canto da boca e orelha.

53. Se você faz uso de um corretivo muito cremoso e denso, o ideal é utilizar um primer antes de espalhar o corretivo. Fazer isso irá ajudar no bem-estar da sua pele, uma vez que irá hidratar e corrigir outras possíveis imperfeições, bem como poros dilatados e linhas finas.

54. Antes de comprar uma base, sempre a teste entre o rosto e pescoço, e tente achar um tom que fique bom nas duas regiões. Procure não testar nas mãos, pois o resultado não é tão preciso

55. Quer um aspecto de pó mais natural durante o dia? Fácil! Basta usar uma esponja seca.

56. No entanto, se você vai usar durante a noite, a dica é que você tente umedecer a esponja, já que isso vai fazer com que haja mais brilho no seu rosto.

57. A fim de amenizar linhas de expressão e flacidez nos olhos, um bom truque de maquiagem é delinear os olhos e boca com muita suavidade. Uma base no tom correto também ajuda a melhorar o aspecto. Lembre-se; sempre opte por uma cuja textura seja mais cremosa e que deixa o rosto bem hidratado.

58. Para evitar realçar os sinais de envelhecimento, mantenha o máximo de distância possível dos produtos de maquiagem cintilantes. Os tons opacos são melhores para disfarçar esses sinais. Entretanto, se você ama usar produtos cintilantes, procure maneiras na quantidade que você aplica.

59. Comprou um tom de base, mas percebeu que não é o tom correto? Caso isso tenha acontecido, talvez ainda exista salvação. Tente misturar um pouco de hidratante facial e usar normalmente, como se fosse um creme sem cor.

60. Para espalhar o corretivo de maneira mais suave, procure utilizar um pincel para esfumar sombras.

61. Caso a sua pele seja manchada, saiba que as bases líquidas não são muito recomendadas para o seu tipo de pele, ainda que ofereçam um resultado mais próximo do natural.

Mulher maquiada com a mão no rosto.
Não é que você não possa utilizar bases líquidas, mas, se possível, dê preferência para outros tipos.
(Imagem: Gabb Tapique via Pexels)

62. Se o seu tipo de pele for puxado para o oleoso ou pele mista, mantenha certo cuidado ao usar bases mais cremosas ou espessas.

63. Tem uma pele oleosa ou mista? Dê preferência para o pó-base, já que ele oferece uma melhor cobertura de base e acabamento de pó.

64. A base em pó, ainda que confira total cobertura, realça as marcas de expressão. Portanto, tome cuidado se o seu desejo e de aparentar possuir um rosto mais jovial.

65. Evita utilizar o corretivo em bastão na região dos olhos, pois isso pode atenuar as suas linhas de expressão. Por ser uma área mais frágil, recomenda-se uma versão mais cremosa do produto.

66. Se o seu desejo é de camuflar manchas ou espinhas, opte pelo corretivo em lápis.

67. Uma dica que está sendo bastante utilizada é a preparação de pele com gelo. Muitas mulheres afirmam fazer efeito, uma fez que o gelo desincha, ativa a circulação do sangue no rosto e fecha os poros. Ou seja, deixa a pele com acabamento lisinho antes de aplicar a base.

68. Para garantir que a sua maquiagem ficará perfeita, ao final de toda a produção, aplique um spray fixador em todo o rosto. Isso fará com que a sua maquiagem dure mais e que não escorra.

69. Se você já tem certa idade, por ter uma pele mais madura, é recomendável que, na hora da escolha a base, você opte por versões de produtos mais fluidos, leves e com acabamento luminoso. Quanto mais líquida e hidratante, melhor, uma vez que produtos muito consistentes e mates tendem a acumular nos poros e acentuar a perda de elasticidade da pele.

70. Ainda falando de peles mais maduras, procure evitar glitter. Prefira apostar em sombras mates e acetinadas, uma vez que produtos com glitter tendem a acentuar as rugas e linhas nas pálpebras.

71. Como as peles maduras geralmente são mais ressecadas e não sofrem de oleosidade, é dispensável o uso do pó, em especial nas regiões ao redor dos olhos. No entanto, caso você queira muito utilizar, tome certos cuidados e evite exageros.

Truques de maquiagem para o rosto

Existe alguns truques para o rosto no geral, como a possibilidade de afiná-lo, diminuir o tamanho da testa, bochecha e também diminuir a circunferência do queixo, e tudo isso pode ser feito com simples truques de maquiagem. Quer aprender mais? Basta conferir as dicas seguintes.

72. Se você quer afinar o rosto como um todo, basta passar base escura abaixo do osso da maçã e, em seguida, espalhar bastante. Depois disso, aplique pó compacto adequado para remover um pouco da oleosidade e propiciar um efeito aveludado. Depois, passe um blush no mesmo local onde você aplicou a base, abaixo do osso das maçãs. Para finalizar, aplique um iluminador líquido do alto do nariz até a ponta.

73. Blush abaixo do osso da maçã do rosto e nas laterais das bochechas, em direção as têmporas, tem um efeito que afina o rosto. Portanto, se você quer conferir esse resultado, abuse dessa dica!

74. Quer diminuir a sua testa? Utilize uma base em forma de bastão ou um pó compacto mais escuro que a sua pele. No entanto, evite tons muito escuros para evitar um resultado superficial.

75. Para afinar a bochecha, tudo o que você precisa fazer é apostar em um pó mais escuro que a sua pele. No entanto, novamente, procure um tom não muito distante.

76. Ainda falando sobre afinar a bochecha, caso você não queira usar um pó mais escuro, é possível chegar nesse mesmo resultado utilizando uma base mais escura.

Mulher se olhando no espelho com a mão na bochecha
Afinar a bochecha também é possível, basta aplicar um dos truques de maquiagem, como utilizar uma base mais escura que a pele.
(Imagem: Andrea Piacquadio via Pexels)

77. Tem a bochecha cheia, e quer disfarçar? Também é possível fazer isso com um truque de maquiagem. Para isso, basta usar um blush marrom e iluminadores para disfarçar.

78. Ainda falando sobre disfarçar bochecha cheia, você consegue obter esse resultado optando por uma maquiagem mais pesada nos olhos, pois irá evidenciar os seus olhos e a bochecha irá passar despercebida.

79. Você consegue afinar o nariz utilizando pó compacto mais escuro que sua pele ou uma base bastão também mais escura.

80. Para diminuir um pouco o queixo, tente utilizar um tom de base mais escuro nessa região. Mas lembre-se, não utilize um tom muito escuroo do seu, pois o resultado pode ficar superficial.

81. Para reforçar o disfarce do queixo, além de utilizar um tom de base mais escuro, procure esfumar dos lábios até a ponta do queixo. E lembre-se, dar mais atenção aos lábios também fará com que o seu queixo fique em menos evidência.

Queixo e boca de uma mulher aplicando truques de maquiagem
Lembre-se que, quanto mais você trabalhar na sua boca, em menor destaque ficará o seu queixo. Então, utilize esses truques de maquiagem a seu favor.
(Imagem: Shiny Diamond via Pexels)

82. Para alongar o rosto e disfarçar papada, basta fazer um triângulo na região do queixo com uma base mais clara. O traçado vai dos cantos da boca até a região central do queixo. Em seguida, com uma base mais escura, é só fazer uma linha que vai da orelha em direção a ponta do queixo.

83. Para corrigir falhas na sobrancelha, utilize um pincel chanfrado. Se você tem a pele mais escura, evite o preto e escolha um tom de sombra marrom mais frio ou acinzentado. Já para as loiras, o marrom pode cair bem, mas opte por um tom mais aberto.

84. Se você quer corrigir a sobrancelha, mas é ruiva, saiba que, além do pincel chanfrado, é interessante escolher uma tonalidade entre marrons quentes e tons mais abertos.

85. Ainda outra dica para diminuir o tamanho da testa com um truque de maquiagem é: marcar uma linha de ponta a ponta da testa, e essa linha deve estar dois dedos de largura abaixo da raiz do cabelo. Depois, pegue um corretivo dois tons mais claros e faça um traçado bem delicado. Esfume.

86. Ainda outra dica para diminuir o tamanho da testa é fazer um bico de peixe em frente ao espelho, fazer uma linha do fim da sobrancelha até a têmpora. Depois, é só sombrear de baixo para cima. Em seguida, basta fazer uma linha do fim da sobrancelha até a raiz do cabelo formando um triângulo.

Truques de maquiagem para remover e cuidar da maquiagem

Para além de saber alguns truques de maquiagem, também é importante que você saiba coo remover a sua make, a fim de garantir a saúde da pele do seu rosto, e também a melhor forma de cuidar da sua maquiagem. Para saber mais sobre, é só conferir as dicas seguintes.

87. Para retirar a máscara de cílios com mais facilidade, molhe um pedaço de algodão em água morna e esfregue delicadamente os olhos. Lembre-se, nunca utilize água muito quente, pois isso pode machucar os seus olhos.

88. Ainda sobre como retirar de maneira correta a máscara de cílios, uma boa dica é utilizar o xampu Johnson’s. Basta usar ele como se fosse um sabonete líquido, lavando os olhos com bastante sutileza.

89. O mesmo xampu que serve para tirar a máscara de cílios a prova d’água, também é uma boa opção para limpar os pincéis de maquiagem.

90. Sua maquiagem em pó quebrou? Não há motivos para desespero. Basta molhar a sua maquiagem dentro da própria embalagem compactá-la e esperar secar.

91. Antes de usar um demaquilante para remover a sua make, saiba qual é o seu tipo de pele. É recomendável utilizar produtos de acordo com as suas características para evitar qualquer problema.

92. Como o contorno dos olhos é uma região bastante sensível, uma boa dica para remover maquiagem dos olhos é utilizar o leite demaquilante, já que é mais suave.

Mulher removendo maquiagem dos olhos com leite demaquilante, um dos truques de maquiagem.
O leite demaquilante, por ser mais suave, pode ser usado em regiões mais sensíveis, como nos olhos.
(Imagem: Anna Shvets via Pexles)

93. Procure deixar as suas maquiagens fora do alcance do sol e em locais úmidos, afinal de contas, isso reduz a durabilidade das suas makes.

94. Seu batom quebrou? Não se preocupe. Basta aquecer as pontas que foram partidas, as unir e deixar na geladeira por cerca de 20 minutos. Inclusive, se o seu batom estiver acabando, ao deixá-lo na geladeira, como ele ficará mais durinho, é mais fácil de aplicar.

95. Muitas mulheres têm o costume de fazer o movimento de “sobe e desce” momentos antes de usar a máscara de cílios. No entanto, o que muitas não sabem é que esse movimento permite a entrada de ar, o que acaba causando o ressecamento do produto. Ao invés disso, faça um movimento giratório com a parte aplicadora virada para dentro.

96. A fim de remover a sua maquiagem com mais segurança e de forma saudável, opte por uma água micelar, pois é leve, refrescante, livre de álcool, conservantes e parabenos.

97. Se o seu batom é de alta duração, e você está tendo problemas para removê-lo, aposte em um demaquilante de fórmula oleosa.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos