Removedor de tinta de cabelo – O que você precisa saber?

Removedor de tinta de cabelo – O que você precisa saber?

Se você pintou os seus fios, mas não gostou do resultado ou simplesmente quer apostar em outro visual, é provável que você já tenha ouvido falar acerca do removedor de tinta de cabelo. Porém, antes de utilizá-lo, é importante saber algumas informações a respeito desse produto. No artigo de hoje, você conferirá mais informações acerca desse assunto. Confira.

Mulher de perfil com mecha de cabelo rosa pensando em usar removedor de tinta de cabelo.
Nem sempre a cor de cabelo que você sempre almejou, tem um bom resultado. Diante dessa situação, para que você não se sinta mal com o visual, uma boa opção é escolher um removedor de tinta de cabelo. Quer mais informações a respeito? Então é só continuar nesse artigo.
(Imagem: Chloe via Pexels)

Passar pelo processo de coloração pode ser um pouco prejudicial aos fios, uma vez que a química presente em determinados produtos pode roubar alguns nutrientes capilares. Por isso, uma das recomendações anterior a tintura é focar em um cronograma capilar que devolva os nutrientes aos nossos fios.

No entanto, se a sua questão é mais voltada para o removedor de tinta de cabelo, há algumas informações que você precisa saber antes de aplicar esse produto no seu cabelo, especialmente caso resolva realizar esse procedimento sozinha, na sua casa. Portanto, não deixe de conferir esse artigo.

O que é removedor de tinta?

Como o próprio nome sugestiona, o removedor de tinta de cabelo serve justamente para remover alguma coloração indesejada dos fios. No entanto, apesar de ser um conceito bem simples de compreensão, algumas ressalvas são fundamentais.

O removedor de tinta de cabelo tem algumas versatilidades, pois ele pode ser encontrado com o nome de: removedor de coloração, kit para decapagem ou removedor de coloração. Todos com a mesma finalidade, mas destinado para situações específicas.

É interessante salientar que ele não clareia cabelos naturais e nem devolve a cor original caso você tenha passado pelo processo de descoloração. O removedor de tinta para cabelo retira os pigmentos artificiais depositados no fio.

Sendo assim, entenda que não é possível reverter luzes ou mechas feitas com pó descolorante, por exemplo. Para obter esse resultado, você deve apostar em outras técnicas, pois o removedor não serve para esse fim.

Quem pode usar o removedor de tinta?

Esse é um ponto interessante acerca do removedor de tinta de cabelo. Obviamente que esse é um produto destinado às mulheres que tem coloração nos fios. Então, se você tem o cabelo na cor natural, obviamente esse é um produto desnecessário.

O que queremos pontuar nesse tópico é que, diferente do que algumas pessoas pensam, o removedor de tinta de cabelo é compatível com algumas químicas. Então, ainda que você tenha o cabelo quimicamente tratado, você pode fazer uso desse produto.

Porém, unicamente é compatível com alisamentos à base de tioglicolatos, hidróxidos ou guanidina. Fora isso, também pode ser aplicado em cabelos com progressiva, permanentes, mechas e todos os tipos de tintura.

No entanto, ainda que seja compatível, pode acontecer de a química anterior perder o efeito devido ao uso do removedor de tinta de cabelo. Fora isso, é importante falar que você vai fazer química em cima de química, o que pode deixar o cabelo ainda mais ressecado.

Removedor de tinta de cabelo faz mal aos fios?

Todo procedimento, de certa forma, danifica os nossos fios, e isso não seria diferente com o removedor de tinta de cabelo. Porém, quando comparado com outros procedimentos, os danos capilares causados por esse produto são imensamente inferiores que outros.

Porém, não há como dizer que o removedor não danifica os fios. Claro que se você faz com um profissional e realiza todo o passo a passo correto e aplica cuidados anteriores e posteriores, os danos serão muito menores, mas ainda assim existirão.

Como o removedor de tinta de cabelo utiliza de química para poder remover a coloração, algum dano ao fio ele irá causar. No entanto, se comparado com outros métodos, ele é quase que inofensivo. Entrementes, é fundamental apostar em uma rotina de cuidado após a utilização.
(Imagem: Lola Russian via Pexels)

Fora isso, o dano causado pela tinta de cabelo está diretamente relacionado com o excesso do produto. Às vezes se acha que o removedor só fará efeito se for aplicado em grandes quantidades, mas isso só acaba danificando ainda mais as madeixas.

Posso usar um removedor caseiro?

A internet é recheada de receitas caseiras, e elas tem conquistado cada dia mais destaque. Apesar de na grande maioria das vezes se tratar de receitas eficazes e simples, sempre é importante voltar um olhar mais atento.

Até existe algumas formas naturais de remover tinta do cabelo, no entanto, em relação às receitas caseiras, nem sempre vale o risco, visto que estamos falando de procedimentos que não são dermatologicamente testados.

Realmente as receitas caseiras podem funcionar em algumas mulheres, mas cada pessoa reage de um jeito. Então, será que vale a pena o risco? Se você está disposta a tentar, tenha consciência de todos os riscos, mas o recomendado é optar sempre por produtos desenvolvidos para essa finalidade.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos