Ph do shampoo – Por que você deve se atentar a isso?

Ph do shampoo – Por que você deve se atentar a isso?

Se você quer ter cabelos mais saudáveis, uma dica é você começar a observar o ph do shampoo. Não sabe o que isso quer dizer e nem como escolher o shampoo mais adequado para você? Então confira esse artigo que iremos remover todas essas dúvidas.

O ph do shampoo deve ser levado em consideração quando for comprar algum produto. Quer saber o motivo? Confira esse artigo.

Quem quer obter cabelos cada vez mais saudáveis deve sempre se manter atento a alguns procedimentos diários. No entanto, algumas coisas podem passar despercebidas, já que alguns detalhes são bastante minuncioso. Por exemplo, você sabia que o Ph do shampoo está diretamente ligado com a saúde dos seus fios?

Ainda que você tenha uma rotina capilar bem regrada, de nada adianta você fazer esse tratamento se você tem alguns hábitos ruins que danificam os fios. E por isso você deve ficar atento ao ph do seu xampu. Quer aprender mais sobre esse assunto? Então basta continuar nesse artigo.

O que é ph?

Para que você possa compreender a importância de saber o ph do shampoo, primeiro é necessário entender o que essa sigla quer dizer. Ph significa “potencial hidrogênico. Portanto, ele indica a acidez das coisas.

Mas, além de indicar a acidez, o ph também indica a alcalinidade e neutralidade. A escala do ph varia entre 1 e 14. 7.0 quer dizer que o ph é neutro. Menor que 7 considera-se ácido. Alcalino são os que possuem ph maior que 7.

Por que devo me importar com o ph do shampoo?

Assim como os produtos possuem um ph, os nossos cabelo também possuem um próprio. E é importante manter o ph do couro cabeludo sempre equilibrado, pois isso garante a saúde das madeixas.

Quando utilizados produtos inadequados, para finalidades erradas ou com o ph incorreto, desrregulamos o nosso couro cabeludo. Como consequência desse desbalanceamento, os fios podem ficar fracos e quebradiços.

Fora isso, quando utilizamos shampoo com ph errada, ele pode influenciar negativamente os fios deixando-os menos brilhosos, menos macio e com mais frizz. Mas o ph do shampoo é importante para outras questões.

O desequilíbrio do ph no couro cabeludo pode ocasionar em alguma doença que causa queda de cabelo, como psoríase, dermatites, alopecia, seborréia dentre outras. Sendo assim, é fundamental ficar de olho no ph no shampoo que você utiliza.

Qual o ph ideal do shampoo?

O ph do shampoo ideal é aquele que case com o ph do cabelo. Sendo assim, o ideal é usar shampoos que tenham um ph neutro ou próximo ao ph balanceado, por volta do 7,4. Você deve escolher esses pois ele conseguem abrir as escamas do fio e promover maior limpeza.

O que interfere diretamente no ph do shampoo é a intensidade e concentração das substâncias usadas em sua fórmula. Então, sugerimos que você evite produtos que contenham grandes quantidades de surfactantes.

Como descobrir o ph do produto capilar?

Há duas formas. A primeira, e mais fácil, é você verificar o que diz o rótulo do shampoo que você utiliza. Não são todos, mas alguns produtos deixam bem explícito qual o ph do shampoo.

Agora, se os que você costuma usar não informam, a única forma de descobrir o ph do shampoo é fazendo a medição dele. Esse teste é feito com umas fitas medidoras específicas.

Geralmente econtra-se esses produtos em distribuidoras de produtos químicos ou em lojas especializadas em produtos para piscina. Tendo uma dessas fitas, é só mergulhá-la no shampoo e ver a mágica acontecer.

Existe outra forma de descobrir o ph do shampoo?

Não são todas as pessoas que podem ter acesso as fitas que mencionamos anteriormente. Ou, em alguns casos, não vale muito a pena. Portanto, até existe outra forma de descobrir o ph do xampu, mas não é um método tão eficiente assim.

Produtos capilares especificando o ph do shampoo
Até existe outra forma de descobrir o ph, no entanto, não é assim tão prático. Então, na dúvida, para garantir cabelo saudável, é melhor procurar uma outra opção.

Fique de olho na composição do seu shampoo. Se na fórmula do protudo conter algum ácido cítrico ou outro ingrediente que você sabe que é ácido, a probabilidade do produto ser neutro, é grande.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos