Jaborandi no cabelo – como usar e quais os seus benefícios?

Jaborandi no cabelo – como usar e quais os seus benefícios?

Você é daquele tipo de mulher que prefere tratar os seus cabelos com produtos naturais? Se sim, certamente a receita de jaborandi no cabelo irá lhe agradar imensamente, pois esse tratamento promete deixar os fios mais nutridos e restaurar as nossas madeixas. Gostou do assunto e quer aprender mais a respeito? Então é só continuar nesse artigo.

Folha de jaborandi
Essa folha é utilizada há muitos anos para aumentar a saúde dos fios. Quer saber quais são as suas propriedades, e como utilizar? Então é só conferir esse artigo,

O uso do jaborandi no cabelo certamente irá agradar a grande parte das mulheres, principalmente aquelas naturalistas. Afinal de contas, trata-se de um “produto” completamente natural, e que dificilmente causa alguma reação adversa.

Não é em vão que cada vez mais mulheres estão buscando receitas com Jaborandi. E que tal aliar essa dica, para conquistar um resultado capilar ainda mais maravilhoso? Para aprender a como usar o jaborandi no cabelo, basta acompanhar os próximos parágrafos que ensinaremos tudo a respeito. Confira!

O que é jaborandi?

Por nome, certamente muita gente irá dizer que não conhece. No entanto, trata-se de uma planta um tanto quanto comum e amplamente usada na indústria cosmética, justamente por conta dos seus benefícios e propriedades naturais.

O jaborandi é uma planta medicinal, usada há tempos para tratar problemas capilares, haja vista que a sua principal função é proporcionar a renovação celular. No entanto, além do jaborandi no cabelo ser uma possibilidade, pode-se utilizar essa planta para outras finalidades, devido a sua grande capacidade nutritiva.

Essa planta é oriunda do Maranhão, cujo aspecto é de uma arvorezinha com folhas e raízes, ambas usadas para fins medicinais. Mas, apesar de ser originária do Maranhão, essa planta é extremamente comum em várias outras regiões do Brasil, sendo de fácil acesso.

Quais são as propriedades terapêuticas do Jaborandi no cabelo?

Várias. Há muito tempo o Jaborandi é utilizado na medicina para tratar inúmeras doenças. O jaborandi está relacionado ao tratamento de doenças como: glaucoma, diabetes, cólicas intestinais, bronquite e várias outras. Tanto que esse é um dos motivos da indústria cosmética utilizar em larga escala o jaborandi na composição dos produtos.

Fora esses pontos, o jaborandi possui propriedade anti-inflamatória, antirreumática, diaforética, expectorante, febrífuga, laxativa, hipoglicêmica, depressora cardíaca e estimulante para crescimento capilar e deixar os fios mais emolientes.

Essa planta é utilizada como um dos componentes para diversos colírios para tratar glaucoma, por exemplo, e tanto as suas folhas quanto a sua raiz podem ser aproveitadas, visto que ambas têm propriedades benéficas. Agora, se você quer aplicar jaborandi no cabelo, saiba que a planta possui diversos outros benefícios, os quais apresentaremos abaixo.

Quais os benefícios do jaborandi no cabelo?

O jaborandi no cabelo é bastante benéfico porque é extremamente rico em pilocarpina, que se trata de uma substância fortalecedora dos fios, evitando queda e recuperando a textura capilar. Nos próximos tópicos, elencaremos os principais benefícios do jaborandi no cabelo.

Redução da queda capilar

Como já citado, essa planta é rica em pilocarpina, e essa substância é extremamente eficaz em fortalecer as fibras capilares, promovendo mais resistência aos nossos fios. Portanto, se você está sofrendo de queda capilar, o jaborandi no cabelo certamente é capaz de resolver o seu problema.

Elimina a caspa

Você tem problemas com caspa, e já tentou inúmeras receitas, e até agora nada de resolver o seu problema, talvez o jaborandi no cabelo é capaz de fazer você se ver livre desse problema. Isso porque, devido ao seu óleo natural, ele é capaz de proteger o nosso couro cabeludo.

Agora, se o seu cabelo for muito oleoso, e você tem certo receio de usar o óleo natural, uma dica é você procurar um shampoo anticaspa que tenha na sua composição o jaborandi, pois também pode ajudá-lo nesse problema.

Ação emoliente aos fios

Quer deixar o seu cabelo mais soltinho, sedoso e hidratado? O jaborandi no cabelo também é capaz de proporcionar esse visual! Devido ao óleo natural da planta, é possível obter fios ainda mais sedosos e soltos.

Ação umectante

Se essa planta possui um óleo natural, é de se imaginar que o jaborandi no cabelo possa ser utilizado como umectante. E, quando utilizado da forma correta, o óleo do jaborandi é capaz de reter a água dos fios, garantindo maior hidratação.

Ademais, o jaborandi no cabelo ajuda a selar as cutículas, mantendo a hidratação na parte interna. Ademais, se você aplicar a técnica de umectação capilar, mas está procurando um óleo que ajude a dar resistência aos fios, ele é extremamente recomendável.

Ação tonificante

Já falamos que o jaborandi no cabelo faz com que o cabelo cresça mais saudável e resistente, e isso por si só, de uma certa forma, faz com que ele já tenha uma ação tonificante. Mas as coisas não se resumem exclusivamente a isso.

Mulher com cabelo loiro em uma montanha
Se você recentemente passou por alguma descoloração, ou qualquer outro tipo de química, utlizar essa folha no cabelo certamente irá fazer com que os seus fios fiquem mais resistentes e saudáveis.

Na realidade, o jaborandi apresenta uma propriedade de regeneração e rejuvenescimento capilar. Ou seja, deixa as nossas madeixas muito menos suscetíveis às agressões externas como tintura, excesso de calor, químicas, exposição solar entre outros.

Como usar jaborandi no cabelo?

O jaborandi no cabelo pode ser usado duas formas; como chá ou extrato. Na forma de extrato, ou óleo, basta fazer a aplicação normalmente, como se você estivesse aplicando qualquer um outro óleo vegetal/natural comum.

Mas também existe a possibilidade de usar o chá de jaborandi no cabelo. Para tal, com o cabelo seco, é só aplicar o chá de jaborandi no cabelo em temperatura morna ou fria. Você pode passar o chá por todo o cabelo; couro cabeludo, comprimento e pontas.

Depois, massageie o topo da cabeça, após a aplicação. Isso é necessário para que o chá penetre bem no cabelo. Em seguida, é só usar uma touca térmica e aguardar cerca de 40 minutos para que o chá possa fazer efeito. Depois é só lavar o cabelo normalmente.

Agora, se você preferir, também existe a possibilidade de usar algum produto que já tenha o jaborandi na sua composição. Há algumas linhas capilares que tem como base essa planta. Então, se lhe interessar, basta comprar algum desses kits.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos