Diminuir volume capilar: É possível? Como fazer?

Assim como existe as mulheres que querem aumentar o volume capilar, há aquelas que querem obter o resultado contrário; diminuir o volume dos fios. No entanto, por ser um assunto não muito bem explorado, e que não são todas as pessoas que detém conhecimento acerca desse tema, diversas dúvidas podem surgir na nossa mente, e falaremos mais sobre esse assunto nesse artigo.

Mulher de cabelo cacheado se perguntando como diminuir volume capilar
Há algumas mulheres que tem vontade de diminuir o volume capilar e, para chegar nesse resultado, basta apostar em algumas técnicas capilares. Confira mais sobre isso nesse artigo.

É completamente possível diminuir o volume capilar, e há mais de um método para chegar nesse resultado. Alguns procedimentos levam química e, por isso, antes de apostar em um desses tratamentos, é essencial ter uma, rotina de cuidados focado na reposição de nutrientes.

No entanto, assim como existe os procedimentos que levam química, há outros métodos que, apesar de serem um pouco mais demorados, também podem fazer com que você diminua o volume capilar. Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então é só conferir esse artigo até o final!

Por que diminuir o volume capilar?

Cada mulher se identifica e se sente melhor com determinadas características capilares. Assim como há aquelas que gostam de cabelos compridos e bastante volumosos, também existe o contrário; aquelas que preferem cabelos mais curtos e com menos volumes.

E há inúmeros motivos para querer fios com volume capilar menor. Além de ser mais fácil de cuidar, o investimento com produtos capilares é significativamente menor. Afinal, como o volume capilar é menor, irá demandar menos quantidade para envolver todo o cabelo.

No entanto, independente da razão pela qual você queira diminuir o volume capilar, saiba que há procedimentos que corroboram com a sua vontade, mas há uma série de informações que você precisa saber a respeito antes de tomar essa decisão.

Como diminuir o volume capilar?

Há várias formas de diminuir o volume capilar, desde procedimentos capilares que se utilizam de química como algumas receitas caseiras ou cuidados diários. No entanto, antes de apostar em qualquer um dos procedimentos, é importante que você conheça mais a respeito de todos eles.

Para que você compreenda um pouco mais sobre esse assunto, nos tópicos seguintes, abordaremos as duas possibilidades de diminuição do volume capilar através de algum procedimento que se utiliza de química. Confira.

Relaxamento

Como o próprio nome sugestiona, o relaxamento capilar tem por intuito deixar os fios mais “relaxados”, ou seja, mais alinhados e lisos. E, como as madeixas ficarão mais lisas, consequentemente irá diminuir o volume capilar.

Além de relaxar as madeixas, o relaxamento capilar ainda deixa os fios mais soltos. Trata-se de um ótimo procedimento, mesmo que para as cacheadas, pois ele é capaz de manter a estrutura dos fios, mas reduzir o volume.

Defrisagem

Esse é um tratamento não muito conhecido, no entanto, ele é bastante indicado para diminuir o volume capilar. Afinal, a defrisagem gradativa é um tratamento que se baseia na aplicação de uma máscara de redução de volume e reconstrução.

Além de deixar os fios mais alinhados, ele diminui o seu volume. No entanto, apesar de não possuir formol, alguns produtos de defrisagem contém outros componentes químicos que podem danificar os fios. Sendo assim, antes de iniciar esse procedimento, tenha noção dos possíveis riscos.

Como diminuir volume capilar sem química?

Além de ser possível diminuir o volume capilar com procedimentos químicos, há outras técnicas que, quando aplicadas no dia a dia, podem auxiliar a chegar nesse mesmo resultado. Nos tópicos seguintes, ensinaremos alguns desses ensinamentos. Confira.

Mude a rotina capilar

Existe alguns costumes capilares que costumamos realizar diariamente. No entanto, o que muitas não sabem é que algumas dessas atividades fazem com que o volume capilar seja maximizado. Sendo assim, quando paramos de ter esses hábitos, a tendência é de que o volume capilar diminua.

Sendo assim, a fim de diminuir o volume capilar, evite lavar os fios com água quente e aplicar muito shampoo, pois esse ato resseca o cabelo e tende a criar mais volume e fios desalinhados.

Entretanto, se o seu tipo de cabelo é aquele que forma muitos nós, recomenda-se desembaraçar os fios úmidos ou aplicar algum creme para facilitar esse processo, como um creme de pentear, por exemplo.

Usar a escova correta

Há escovas que, por não serem adequadas ao seu tipo de cabelo, podem promover fios mais volumosos. Sendo assim, para diminuir o volume capilar, é fundamentalmente importante que você compreenda e importância de saber como escolher a escova correta.

Fora isso, também é interessante saber como pentear o seu tipo de cabelo. Os fios cacheados, por exemplo, devem ser escovados apenas quando estão molhados ou úmidos, pois além de evitar cabelos arrepiados, auxilia para que eles não se quebrem.

Ademais, sempre que você for desembaraçar o cabelo, é essencial começar sempre pelas pontas e ir subindo aos poucos. Isso, além de impedir que os fios se quebrem, também fará com que os mesmos fiquem menos volumosos.

Utilize produtos específicos

Muita gente não sabe, mas existe produtos especialmente pensados para diminuir o volume capilar. Portanto, uma das maneiras mais eficientes de se conseguir esse resultado é justamente utilizando um produto para diminuir o volume capilar.

A exemplo, é possível citar o leave-in ou um produto específico para combater o frizz. Ademais, se você tem o costume de utilizar o secador, procure sempre passar um protetor térmico, pois além de minimizar os danos do secador, o protetor térmico evita com que os fios fiquem arrepiados.

Corte em camadas

Quando falamos em diminuir o volume capilar, certamente a última coisa que as pessoas podem pensar é o corte em camadas. Afinal, muito se fala que o corte em camadas deve ser aliado de mulheres que querem justamente o efeito oposto.

No entanto, o corte em camadas é bastante versátil. Então, assim como ele pode ajudar a dar volume, ele também pode auxiliar na diminuição do volume capilar. Para isso, basta que o corte seja ministrado por um profissional capacitado.

Aposte em hidratação profunda

Muitas mulheres acham que o volume capilar se dá devido ao frizz. É até verdade que o frizz faz com que o cabelo tenha o aspecto mais esvoaçado, mas nem sempre essa é a principal razão.

Mulher com toalha na cabeça hidratando o cabelo
Hidratar os fios é essencial para deixar o cabelo mais saudável. Porém, o que algumas não sabem é que a hidratação correta pode diminuir o volume capilar.

Algumas vezes, o volume aparece justamente porque os fios estão desidratados ou danificados devido a chapinha ou secador. Sendo assim, procure hidratar os seus fios ao menos duas vezes por semana para garantir fios mais alinhados.

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos