Alisamento caseiro funciona? Saiba como fazer

Alisamento caseiro funciona? Saiba como fazer

Você está cansada de ir ao salão para alisar as suas madeixas? Então é fundamental você conhecer mais sobre o alisamento caseiro! Muitas pessoas ainda têm dúvidas se eles realmente funcionam, e nós iremos abordar todas as questões nesse artigo.

Mulher alisando o cabelo com chapinha pensando se alisamento caseiro funciona.
Está cansada dos métodos tradicionais de alisamento capilar, e quer uma alternativa que não seja tão danosa aos fios? Então venha conferir se o alisamento caseiro realmente funciona!

Muitas mulheres que gostam do cabelo liso se sujeitam a diversos procedimentos químicos para alisar as madeixas. E apesar de funcionar, em muitos dos casos os fios ficam ressecados, quebradiços e sem vida, obrigando um cronograma capilar mais severo e intenso.

Dessa forma, caso existisse um alisamento caseiro, que não danifica os fios, mas que ainda assim tende a dar um bom resultado, certamente isso iria resolver o problema das mulheres. Mas será que essas receitas realmente funcionam? Se sim, como elas devem ser aplicadas? Essas e outras informações você irá conferir nesse artigo.

Alisamento caseiro realmente funciona?

Antes de começarmos a falar sobre algumas receitas para o procedimento, primeiro você precisa saber se o alisamento caseiro realmente funciona. Mas, para compreender essa questão, é necessário navegar por alguns pontos.

Primeiro de tudo, é bom esclarecer que nenhum alisamento caseiro terá um resultado igual ao obtido em um salão de beleza, onde se utiliza química. No entanto, a depender da textura dos seus fios, o resultado pode ser bastante eficiente.

Claro que as receitas para alisamento caseiro serão menos eficientes se o seu cabelo for crespo ou cacheado, por exemplo. O ideal é que esse procedimento seja feito por mulheres cuja textura capilar seja ondulada ou já lisas. Afinal de contas, como se utilizará produtos naturais, e nenhuma química, não há como esperar um resultado de salão de beleza.

Ademais, também é bom esclarecer que as receitas para alisamento caseiro, na realidade, controlam os fios, deixando-os mais alinhados, brilhantes, sedosos e com um aspecto mais disciplinado. E é isso que dá a sensação de o cabelo alisou.

O efeito do alisamento caseiro é permanente?

Não, não é permanente. Na realidade, eles podem durar desde alguns dias até poucas semanas, a depender da sua rotina de cuidados. No entanto, ainda que não seja um tempo muito elevado, é um procedimento bastante benéfico, visto que ele não agride os fios.

Sendo assim, tenha em mente que, caso queira manter o seu cabelo alisado através de uma receita caseira, pode ser necessário realizar a aplicação semanalmente.

Receitas de alisamento caseiro

Agora que você já compreende as questões que envolve esse assunto e que já desmistificamos alguns pontos, poderemos seguir com as receitas de alisamento caseiro. No entanto, lembre-se que, para garantir que o resultado seja como esperado, é fundamental seguir à risca todas as receitas. Afinal de contas, há todo um preparo para garantir o alisamento caseiro.

Alisamento caseiro com iogurte e amido de milho

Para essa receita, você irá precisar de apenas um copo de iogurte integral e 3 colheres de amido de milho da sua preferência. Tendo reunido os ingredientes, tudo o que você tem que fazer é:

  1. Colocar as colheres de amido de milho no iogurte integral;
  2. Misturar até obter um creme maleável, mas consistente;
  3. Com os cabelos secos e penteados, basta aplicar nas suas madeixas;
  4. Deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue.

Essa receita, além de oferecer um alisamento suave, também resulta na redução do frizz e volume. Ademais, o controle do frizz é uma das formas que fazem com que você durma e acorde com o cabelo liso. Sendo assim, se você quer obter um cabelo mais alinhado ao acordar, pode colocar essa nossa dica em prática.

Alisamento caseiro com banana

Também não é raro encontrar receitas que tenham em sua composição a banana, mas muita gente nem sequer sabia que essa fruta pode ser utilizada para uma receita de alisamento caseiro. Para essa receita de alisamento caseiro com banana, o que você vai precisar é de:

Bananas amarelas encima de uma mesa marrom
Devido as proprieadades da banana, quando ela entra em contato com os nossos fios, ela pode causar um alisamento nas madeixas. E esse resultado é potencializado quando em junção com outros ingredientes.
  • 1 banana;
  • ¼ de óleo de coco;
  • ¼ de xícara de azeite de oliva;
  • 2 colheres de vinagre de maçã;
  • 1 colher de condicionador

O modo de preparado é extremamente simples; basta colocar tudo em um recipiente e misturar até formar uma pasta homogênea. Quando obter uma massa mais pastosa, é só aplicar no cabelo e deixar agir por cerca de 45 minutos. Depois, é só enxaguar e lavar como de costume. E pronto, está feito e aplicado o nosso alisamento caseiro com banana.

A banana é um alimento alcalinizante e, ter um produto desse tipo no couro cabeludo resulta em cutículas abertas, fazendo com que a absorção e entrada dos óleos seja mais fácil. Sendo assim, além de proporcionar um efeito visual de alisamento, o seu cabelo também ficará mais hidratado. O alisamento caseiro com banana, pode acabar se tornando um dos seus preferidos, com toda a certeza.

Alisamento caseiro com chocolate em pó

Para fazer o alisamento caseiro com chocolate em pó, você precisará de 200ml de leite integral, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de amido de milho e duas colheres de sopa de queratina líquida. O modo de preparo é:

  1. Bata todo os ingredientes em um liquidificador por cerca de 1 minuto;
  2. Assim que a mistura adquirir uma consistência mais sólida, retire do recipiente;
  3. Aplique mecha a mecha a misture e deixe agir por 2 horas;
  4. Passado o tempo, lave o cabelo apenas com água e condicionador.

Alisamento caseiro com aveia e coco

Essa receita irá demandar apenas 1 colher de sopa de farinha de aveia, polpa de 1 coco verde, 1 xícara de leite integral e 1 colher de sopa de amido de milho. No entanto, para preparar a sua mistura, é tudo muito simples, basta seguir as seguintes instruções:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer;
  2. Após obter uma pasta homogênea, leve ao fogo baixo até criar uma mistura consistente;
  3. Espere a mistura esfriar e aplique no cabelo limpo;
  4. Deixe agir por duas horas;
  5. Passado o tempo, é só enxaguar e finalizar do seu modo.

Alisamento caseiro com açúcar

Para essa receita, você irá precisar de 100ml de leite integral, duas colheres de sopa de amido de milho e uma xícara de chá de açúcar refinado. Como você pode perceber, trata-se de ingredientes de fácil acesso. Portanto, ao reunir todos os ingredientes, o que você deve fazer é:

  1. Colocar todos os ingredientes em uma panela, em fogo baixo;
  2. Deixe a mistura no fogo até conseguir uma consistência grossa;
  3. Quando a mistura engrossar, retire do fogo e deixe esfriar;
  4. Com o cabelo umedecido, passe a mistura em toda a extensão capilar;
  5. Deixe agindo por duas horas e, passado o tempo, lave como de costume.

Segundo o site Unimed, o açúcar, bem como o amido de milho, é um composto acidificante, já que o seu pH é 2,5. Sendo assim, ao utilizar essa mistura como alisamento caseiro, você também obterá um cabelo mais hidratado e aparentemente mais liso.

Esperamos que você tenha gostado de todas as nossas receitinhas caseiras de alisamento, como o alisamento caseiro com banana, ou com chocolate em pó por exemplo. Até mais ver!

Renato Dias

Veja Notícias

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos